Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/11/19 às 8h56 - Atualizado em 27/11/19 às 14h05

Portal da Regularização é exemplo de boa prática no 4º Encontro Brasileiro de Governo Aberto

COMPARTILHAR

Evento ocorreu nesta terça-feira (26), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), no Setor Policial Sul

 

Em reconhecimento à iniciativa de transparência e gestão pública empreendida pelo Portal da Regularização, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação foi convidada a participar do 4º Encontro Brasileiro de Governo Aberto. O evento ocorreu nesta terça-feira (26), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), no Setor Policial Sul.

 

O Portal da Regularização, lançado em 15 de agosto deste ano, foi selecionado para o evento como exemplo de gestão em âmbito distrital. A origem e os objetivos da ferramenta foram detalhadas no painel Boas Práticas de Governo Aberto em Governos Locais, do qual participaram o subsecretário de Parcelamentos e Regularização Fundiária, Marcelo Vaz; a vereadora de Taubaté (SP) Loreny Mayara (PPS); e a gestora do Instituto de Governo Aberto (IGA), Laila Bellix.

 

Ao tornar públicas as fases em que estão os processos de regularização no Distrito Federal, a plataforma atua como um instrumento de fiscalização — tanto para o governo quanto para a sociedade. “O Portal é acessível não só a especialistas e estudiosos do tema, como também para quem vive em áreas de regularização”, comentou Marcelo Vaz.

 

Com isso, é possível enfrentar um dos principais desafios na gestão pública — o engajamento da sociedade. Essa é uma das frentes do trabalho desenvolvido pelo IGA, segundo Laila. “Entendemos que é necessário aproximar os pólos sociedade e Estado para que eles criem uma zona de convergência para políticas públicas mais igualitárias, mais justas”, disse.

 

A colaboração entre comunidade e gestores públicos deve ocorrer nas diversas esferas de poder, como destacou a vereadora Loreny. “Em nosso mandato, optamos por trazer iniciativas de transparência, como a aplicada à lista de espera para creches”, explicou.

 

O que é o Encontro de Governo Aberto

 

O encontro ocorre anualmente, desde 2016, para debate de projetos e políticas públicas de governo aberto que reforçam a transparência, participação, colaboração, accountability e inovação, além da abertura de dados.

 

As discussões e a troca de boas práticas entre representantes dos setores público e acadêmico e de organizações da sociedade civil buscam fomentar e multiplicar as ações de governo aberto.

Acompanhe a Seduh nas redes sociais
@SeduhDF
@SeduhDF
@SeduhDF
seduhdf.comunicacao@gmail.com