Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/01/10 às 19h37 - Atualizado em 2/01/19 às 11h24

50 ANOS DE BRASILIA

Brasília completa no próximo dia 21 de abril 50 anos da sua inauguração. Vamos contar aqui várias histórias ocorridas nesse meio século, oficiais ou não, que mexeram com a alma das pessoas. Histórias de pessoas que vieram de todas as partes do país para viver a epopéia da construção da única cidade do mundo em apenas três anos para sediar a capital de um país. Projetada por Lúcio Costa, Oscar Niemayer e Burle Marx, Brasília é a única cidade contemporânea tombada pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade e também a única construída com base em um relatório de meio ambiente – RIMA, elaborado 67 anos antes, pela missão Cruls.

Brasília, sonhada como a “Capital da Esperança” por Dom Bosco e todos os brasileiros, capitaniados por Juscelino Kubitschek, o seu idealizador e construtor acabou se tornando a capital da corrupção, desde a sua construção até os dias de hoje, quando o seu governador e deputados distritais foram flagrados com maços de dinheiros nas mãos, bolsas, meias e cuecas.

Mas Brasília não é só isso, aqui também nasceu um povo ordeiro, trabalhador e cultural. Brasília deu, entre outros, Renato Russo, Herbert Viana, “Pipoca”, Cássia Eller, Dinho Ouro Preto, Bloco “O Pacotão”, Grupo “Cabeças”, “Liga Tripa”, Leila do volêi, Joaquim Cruz, Nelson Piquet, Plebe Rude, Oswaldo Montenegro, Nei Matogrosso, Obina Shock.
Pretendemos contar histórias e estórias sobre esse período e temos certeza que vamos nos divertir muito. Contamos, desde já, com a sua colaboração. Se você tiver algo para nos fornecer, por favor, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em publicar.

Fonte: A cozinha de notícias