29/07/21 às 16h10 - Atualizado em 12/08/21 às 18h55

Aprovado projeto para requalificar a Quadra 4 do Setor Comercial Sul

Objetivo é melhorar calçadas, rampas, estacionamentos e travessias

LEANDRO CIPRIANO

A revitalização do Setor Comercial Sul (SCS) do Plano Piloto deu um passo importante nesta quinta-feira (29). A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) aprovou o projeto de requalificação da Quadra 4 da região, que prevê mais espaços de convivência, arborização e melhorias na acessibilidade, com um novo padrão de calçadas, rampas, estacionamentos e travessias de pedestres.

Espaço de convivência junto aos canteiros – Imagem: Seduh-DF

A aprovação do projeto foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de hoje e atende uma demanda antiga da cidade, estudada com cuidado pela Seduh. “A proposta vem recuperar os espaços públicos degradados da Quadra 4 do setor, que geram insegurança ao pedestre”, afirmou a secretária executiva de Planejamento e Preservação da pasta, Giselle Moll.

Para isso é prevista a criação de espaços de estar e permanência para os frequentadores do local. Ao aproveitar os amplos canteiros gramados com árvores e palmeiras entre as quadras 3 e 4, serão criadas áreas com pavimentação diferenciada e mobiliário urbano, como bancos e mesas. “Assim, busca-se requalificar esse espaço e criar áreas de permanência a todos que circulam pela região”, ressaltou Giselle Moll.

A proposta inclui alguns pontos para que os comerciantes possam colocar mesas e cadeiras soltas, para servir de apoio aos estabelecimentos comerciais existentes. Isso possibilitará o uso diferenciado em dias e horários em que o Setor Comercial Sul tem menor movimento, como nos finais de semana. A ideia é estimular a frequência do uso dos espaços públicos e melhorar a segurança e bem-estar na região.

Também está prevista a criação de novas rotas acessíveis e melhoria da qualidade dos pavimentos, para facilitar a acessibilidade de pedestres em geral e pessoas com mobilidade reduzida, em especial com a padronização das calçadas, a criação de rampas acessíveis e instalação de pisos táteis.

Além disso, os estacionamentos serão reorganizados, com previsão de vagas para deficientes físicos, idosos e motocicletas. Esse redimensionamento é necessário, já que atualmente as vagas são desordenadas e fora das dimensões previstas em legislação.

A aprovação era o último passo a ser concluído pela Seduh, que encaminhará o projeto de requalificação para a Secretaria de Obras. A pasta será a responsável por executar as reformas na Quadra 4 do SCS.

Adote uma Praça

Apesar de a execução ser responsabilidade da Secretaria de Obras, uma parte das modificações propostas para o local também poderá ser feita pela iniciativa privada, por meio do programa Adote uma Praça.

“Os interessados, incluindo os comerciantes do local, poderão se candidatar e escolher qual trecho da quadra pretendem “adotar””, informou o subsecretário de Projetos e Licenciamento de Infraestrutura da Seduh, Vitor Recondo.

Para se candidatar, os interessados precisarão dar entrada com o pedido na Administração Regional do Plano Piloto. “São várias formas de contribuir, tanto com pequenas obras como a manutenção do espaço”, destacou o subsecretário.

O programa Adote uma Praça foi lançado em maio de 2019 e tem a coordenação da Secretaria de Projetos Especiais (SEPE). Consiste na parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e o setor produtivo para a manutenção e melhoria de áreas verdes, parques urbanos, praças, jardins, pontos turísticos, monumentos, entre outros.

Melhorias no SCS

O GDF está atuando na revitalização urbana do Setor Comercial Sul. As reformas já estão ocorrendo, mas têm sido feitas por etapas. Estão em andamento as obras na Praça do Povo, com investimento em iluminação nova e reformas no piso, que proporcionam mais acessibilidade aos pedestres. O projeto contempla ainda paisagismo, obras complementares, drenagem, calçadas e mobiliário urbano.

Neste momento, a Seduh também trabalha para aprovar o projeto urbanístico de revitalização da quadra 6 do SCS, que prevê mudanças de piso, mais acessibilidade e melhorias no entorno da quadra, com uma completa remodelação e renovação dos estacionamentos.

A iniciativa faz parte do programa de revitalização das áreas centrais de Brasília, que compreende: os setores Comerciais, Bancário, de Autarquias, Hoteleiros, de Diversões, de Rádio e Televisão e de Recreação Pública Norte. A estratégia está prevista no Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (Pdot) de 2009.