Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/12/12 às 16h50 - Atualizado em 3/01/19 às 10h53

Brasília, capital dos brasileiros – patrimônio da humanidade

COMPARTILHAR

Hoje, sete de dezembro de 2012, completam-se 25 anos do título concedido à Brasília pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) de Patrimônio Cultural da Humanidade. A honraria é um orgulho não apenas para Brasília como para todos os brasileiros.

“Nasceu do gesto primário de quem assinala um lugar ou dele toma posse: dois eixos cruzando-se em ângulo reto, ou seja, o próprio sinal da cruz”. Nascia assim o desenho definitivo de Brasília: o Plano Piloto. Assim definiu Lucio Costa o seu projeto vencedor.

Brasília foi reconhecida como Patrimônio Cultural de todos. E para preservar esta honraria era necessária a elaboração de uma lei que assegurasse a concepção da cidade, traduzida por quatro escalas distintas: a monumental, a residencial, a gregária e a bucólica.

Tem início, então, o processo de elaboração do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), coordenado pela Sedhab, estabelecendo as regras e diretrizes para o uso e ocupação do polígono tombado de Brasília: Plano Piloto, Candangolândia, Cruzeiro e Sudoeste/Áreas Octogonais.

Para tanto foram promovidos inúmeros debates com a sociedade civil organizada, órgãos do governo e a população de forma geral.
Ainda no sentido de conscientizar para a importância da preservação da Capital de Todos os Brasileiros, o Governo do Distrito Federal elegeu 2012 o Ano de Valorização da honraria concebida pela Unesco e estendeu as ações também para os espaços tombados por decretos distritais e federais.

Focado no dia 07, estão previstas outras atividades no mesmo sentido. Já estão confirmadas exposições na Torre de TV Digital, Metro, além de assinaturas de ordem de serviço, garantindo a reforma de importantes igrejas tombadas, tais como a Igreja de São Sebastiao (Planaltina), Igreja de São Jose Operário (Candangolândia) e a Igreja de São Geraldo (Paranoá). Uma campanha publicitária já está prevista para destacar a importância da preservação.

Sete Cidades Maravilhosas — A organização 7NewWonders, com sede na Europa, está promovendo concurso para eleger os centros urbanos que desde 2007 abrigam a maior parte da população mundial.

Construída por meio de votação pela internet, a seleção está na segunda fase, e Brasília está no páreo. Também disputam Curitiba, Rio de Janeiro e Salvador.

Participe, ajude nossa cidade a ganhar mais este título! Vote pelo link – http://www.n7w.com/en/cities.

Programação especial — Como forma de prestar mais uma homenagem a Niemeyer, o governador Agnelo Queiroz anunciou a execução de grandes projetos, como a ponte do Lago Norte e uma praça no entorno da Torre de TV Digital, que deverão levar o nome do arquiteto. O GDF também organizará um evento especial no dia 15 de dezembro, quando Oscar Niemeyer completaria 105 anos. A programação deverá ocorrer na Torre de TV Digital, último projeto do arquiteto em Brasília.