Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/12/12 às 19h20 - Atualizado em 3/01/19 às 10h53

Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade – Uma homenagem ao arquiteto de Brasília

COMPARTILHAR

Nesta sexta-feira, sete de dezembro de 2012, completam-se 25 anos do título concedido à Brasília pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) de Patrimônio Cultural da Humanidade. A honraria é um orgulho não apenas para Brasília como para todos os brasileiros.

Contar a história desta cidade – Capital do País é destacar uma parte da trajetória de um dos arquitetos mais brilhantes deste País: Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares. Pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado, Niemeyer fez de Brasília uma das vitrines de seu trabalho.

” Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva faz o concreto buscar o infinito”. Oscar Niemeyer

Articulado com a equipe do urbanista Lúcio Costa, um grupo de arquitetos encabeçado por Oscar Niemeyer projetou, em curto espaço de tempo, todos os prédios públicos e grande parte dos residenciais da nova cidade.

“Nasceu do gesto primário de quem assinala um lugar ou dele toma posse: dois eixos cruzando-se em ângulo reto, ou seja, o próprio sinal da cruz”. Nascia assim o desenho definitivo de Brasília: o Plano Piloto. Assim definiu Lucio Costa o seu projeto vencedor.