Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/03/11 às 3h00 - Atualizado em 2/01/19 às 14h17

BRASÍLIA SUSTENTÁVEL – Participantes debatem regularização da Vila Estrutural

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sedhab) participou nesta quinta-feira (03) de reunião do programa Brasília Sustentável. Pauta do encontro, a regularização fundiária da Vila Estrutural. A ação é uma das metas do projeto, que ainda inclui a instalação de infraestrutura em Vicente Pires, a recuperação da área do aterro do Jóquei, a urbanização da Vila São José (Brazlândia) e dos condomínios Pôr-do-Sol e Sol Nascente (Ceilândia).

Durante o encontro, foi exposta pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), gestora do programa, uma apresentação sobre o andamento do Brasília Sustentável na Vila Estrutural. Entre os pontos da discussão, foram destacados os reassentamentos. A realocação das famílias decorre da readequação urbana que a Vila Estrutural necessita passar em atendimento a legislação urbanística e ambiental brasileira.

Segundo cronograma divulgado, já foram entregues 267 moradias previstas para reassentamentos na vila. A demanda total está sendo analisada pela Sedhab em parceria com os demais órgãos envolvidos.

Participaram da reunião representantes da equipe técnica da Sedhab, o presidente da Codhab, Edson Monteiro, e a equipe técnica da companhia; o coordenador do Brasília Sustentável, João Carlos Quijano e representantes do Banco Mundial.

A participação da comunidade também foi destacada pelo Secretário-Adjunto, Rafael Oliveira, que considera imprescindível ouvir todas as famílias envolvidas. “Este governo não tem medo do diálogo social”, enfatiza.

Sorteio dos endereços

Na tarde desta quinta-feira, o diretor imobiliário da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab), José Roberto de Oliveira, compareceu à Vila Estrutural para o sorteio dos futuros endereços de 64 famílias habilitadas dentro do projeto de reassentamento que está sendo desenvolvido na Vila Estrutural. Somam-se, agora, 331 famílias atendidas pelo projeto, que ainda beneficiará outras 252.

De acordo com José Roberto, as famílias não serão realocadas imediatamente, visto que precisam ser instaladas algumas benfeitorias. Já foi marcada uma reunião com os sorteados para que seja explicada como acontecerá a realocação.

Moradora da vila há 10 anos, Soraya de Souza não escondia a satisfação de poder mudar para o novo endereço. “É o meu presente de aniversário. Na antiga casa era muita poeira, não tinha nem como cimentar. Minha casa nova é linda”.

Programa Brasília Sustentável

O Programa Brasília Sustentável tem por objetivo assegurar a qualidade dos recursos hídricos do DF e Região Metropolitana de Brasília, promovendo a melhoria das condições de vida da população e a gestão sustentável do território. As obras desenvolvidas dentro do programa contam com o apoio do Banco Mundial.

Assessoria de Comunicação Sedhab