Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/04/13 às 14h07 - Atualizado em 3/01/19 às 11h44

BRAZLÂNDIA — Sedhab descentraliza quatro milhões de reais para o Complexo de Lazer

Em portaria conjunta, publicada nesta quinta-feira (18 de abril), o Fundo de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal (Fundurb), coordenado pela Sedhab, descentraliza quatro milhões de reais para a revitalização do Complexo de Lazer de Brazlândia — Balneário Veredinhas — importante para o resgate da promoção e convívio social da população. Além disso, o Complexo de Lazer está inserido nas recomendações do Plano de Manejo do Parque Verdinhas.

Os recursos serão aplicados para requalificar os espaços urbanos, proporcionar espaços de convívio com áreas destinadas às atividades culturais típicas da região e a promoção da educação ambiental; estimulando o turismo ecológico sustentável, o uso cultural e de lazer, além de promover a recuperação ambiental do lago e do Parque Verdinhas.

Desta forma, o projeto prevê a preservação da vegetação; recuperação e construção de calçadas para caminhada; reforma da piscina e das quadras poliesportivas; replantio do gramado e instalação dos postes de iluminação; implantação de circuito inteligente para a terceira idade; reforma das pontes que cruzam o canal d’água; entre outros.

O Parque Ecológico Veredinhas foi criado em agosto de 1992, no intuito de preservar a Área de Preservação Permanente do Córrego Verdinhas e suas nascentes, onde está inserido o Balneário. Com a função de abrigar atividades esportivas e de lazer, hoje o Complexo de Lazer encontra-se abandonado.

Agora, com a descentralização dos recursos, a Secretaria de Obras pode dar início aos procedimentos para licitação e contratação da empresa para execução das obras.

FUNDURB — É um fundo de natureza contábil, vinculado à Secretaria de Estado Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano – Sedhab, cuja finalidade é captar e destinar recursos para viabilizar programas e projetos voltados para o desenvolvimento urbano e institucional no DF e para preservação do patrimônio existente na área de tombamento de Brasília.