Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
28/07/23 às 12h16 - Atualizado em 1/08/23 às 11h11

Calendário das oficinas de revisão do Plano Diretor será alterado

 

O objetivo é definir novas datas para quatro Regiões Administrativas

 

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) vai alterar o calendário das oficinas do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) para incluir três novas Regiões Administrativas: Sol Nascente/Pôr do Sol, Arapoanga e Água Quente, que foram adiadas. Além disso, a mudança também visa a realização de uma segunda oficina em Ceilândia.

 

A decisão foi tomada durante reunião da Seduh com o Comitê de Gestão Participativa (CGP) na quarta-feira (26). Diante da questão, ficou acordado que, até o final da 1ª semana de agosto, a Seduh enviará para os membros do CGP a nova proposta de calendário para avaliação.

 

Reunião do CGP resultou em mudança no calendário das oficinas

Sobre o assunto, a representante da Secretaria Executiva das Cidades (Secid), Elaine de Oliveira La Torres, ponderou que tanto Água Quente quanto Arapoanga são Regiões Administrativas extremamente novas e que o adiamento das datas, o máximo possível, vai favorecer a organização dos eventos.

 

Outra questão discutida no encontro diz respeito à sistematização dos dados coletados nas oficinas. Foi solicitado aos membros do CGP que enviem sugestões de modelos de organização de informações para que, na próxima reunião, que ocorrerá em 30 de agosto, às 19h, na sede da Seduh, já haja uma proposta.

 

O representante do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-DF), Jean Cândido, aproveitou a reunião para elogiar a equipe da Seduh que participou das oficinas no Núcleo Bandeirante e dos Povos Tradicionais. Segundo ele, “a equipe utilizou uma linguagem menos técnica, atuando de forma excelente como facilitadores”.

 

Por fim, a Seduh se comprometeu a analisar todas as sugestões apresentadas na reunião e implementar o que for possível.

 

CGP

 

O CGP é mais um canal para manter o diálogo ativo com a sociedade civil organizada e incorporar as demandas da população no processo de revisão do PDOT. Trata-se de uma construção conjunta entre o governo e a comunidade.

 

O comitê foi criado por meio do Decreto n° 41.004/2020 e compõe a estrutura de governança e gestão participativa do processo de revisão da Lei Complementar nº 803, de 25 de abril de 2009, que aprovou o Plano Diretor de Ordenamento Territorial.

 

Acompanhe a Seduh nas redes sociais:
@SeduhDF
@SeduhDF
@SeduhDF
seduhdf.comunicacao@gmail.com