26/10/15 às 15h59 - Atualizado em 3/01/19 às 16h35

CAP promove diálogo com estudantes da UnB nesta terça-feira

A Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth) apresentará nesta terça-feira (27), a partir das 10 horas, a relevância do processo de aprovação de projetos arquitetônicos no Distrito Federal durante a Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB).

A ideia é fazer com que os futuros profissionais da área conheçam o papel da Central de Aprovação de Projetos (CAP) e sua relação com o planejamento urbano.

Além da presença na UnB, a assessoria da CAP, por meio da arquiteta Laura Girade, realizará palestras em outras instituições de ensino superior e recebe, em visitas monitoradas, estudantes dos cursos de arquitetura, urbanismo e áreas afins à elaboração de projetos.

Laura Girade, que é coordenadora da iniciativa, destaca que a aprovação de projetos é uma importante ferramenta do poder público para garantir que as construções ofereçam segurança aos usuários, acessibilidade e mantenham a integridade da cidade.

Projetos mais eficientes

Nos encontros com profissionais da CAP os estudantes terão acesso a um estudo de caso de um projeto legalmente viável e também algumas das situações irregulares com a apresentação dos pontos críticos e exigências recorrentes. Eles receberão instruções sobre a normatização de desenho técnico, padronização de projetos e ferramentas de pesquisa. Ao final, uma discussão sobre os impactos de projetos em desacordo com a legislação urbanística será provocada para fomentar a reflexão dos alunos.

Na sexta-feira (23/10), estudantes do Projeto de Arquitetura VII do Curso de Arquitetura e Urbanismo do IESB estiveram na central. Segundo o estudante Álvaro Bruno Oliveira Nunes, de 22 anos, a visita os aproximou da prática profissional. “Às vezes, saímos da universidade meio ‘crus’. Foi bom compreender que erros do projeto podem gerar atrasos na aprovação e agora cabe a nós tentar acertar o máximo possível. Assim o cliente fica feliz, o arquiteto tem o projeto aprovado mais rapidamente e a secretaria não fica congestionada”.

Palestra sobre a Central de Aprovação de Projetos (CAP) na Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da UNB

Quando: dia 27, a partir das 10 horas

Onde: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB

Para mais informações de como solicitar a presença da CAP no seu evento acadêmico ou para o agendamento de visitas à central o telefone de contato é 3214-4165, com Laura.

Facebook: sec.territorioehabitacaodf

Twitter: @Habitacao_DF