Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/10/12 às 13h47 - Atualizado em 3/01/19 às 10h04

CINE BRASÍLIA — Governador confere as obras do Cine Brasília

O secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela, acompanhou o governador Agnelo Queiroz, nesta quinta-feira (25/10), na visita às obras do Cine Brasília, juntamente com a primeira-dama, Ilza Queiroz, o vice-governador Tadeu Filippelli, e o secretário de Cultura, Hamilton Pereira.

A restauração começou em 2011 e é dividida em três etapas. Na primeira, realizada no ano passado, houve a impermeabilização e a instalação de para-raios. A segunda fase – em execução – prevê a troca de instalações elétricas, hidráulicas e mecânicas e, inclusive, de todo o sistema de ar-condicionado. A terceira e última etapa será a construção do prédio anexo, projeto original do arquiteto Oscar Niemeyer, ainda em fase de detalhamento.

O espaço está sendo readequado para atender às exigências da Lei de Acessibilidade. Rampas, poltronas para obesos, lugares para cadeirantes e piso tátil integram os itens demandados. A tecnologia também integra a reforma do cinema.

Até agora, o GDF investiu R$ 8,2 milhões na obra, destes R$ 3 milhões são do Fundo de Desenvolvimento Urbano do DF (Fundurb), coordenado pela Sedhab.

“Estamos trocando tudo: desde a parte hidráulica, piso, cadeiras, ar condicionado até sistema de incêndio e equipamentos modernos, porque aqui é um templo do cinema e da cultura do Distrito Federal”, destacou o governador. Até abril de 2013, o monumento será entregue à população.

Ano de Valorização de Brasília — Em janeiro deste ano, o governador Agnelo Queiroz assinou decreto que instituiu 2012 como o Ano da Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. Entre as ações promovidas pelo GDF voltadas à preservação e valorização da capital federal está a restauração do Cine Brasília.

Em 2012, comemoram-se os 25 anos de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

FUNDURB — O Fundurb é um fundo de natureza contábil, vinculado à Sedhab, cuja finalidade é captar e destinar recursos para viabilizar programas e projetos voltados para o desenvolvimento urbano e institucional e para preservação do patrimônio existente na área de tombamento de Brasília, em face do seu reconhecimento como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Fonte: Com informações da Agência Brasília