O Fundo de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal (Fundurb) foi fundamental para que o GDF conseguisse entregar à população, totalmente restaurado, um dos maiores patrimônios culturais da capital do país: o Cine Brasília. Dos R$ 8 milhões, que de acordo com a Secetaria de Cultura foram gastos na obra, R$ 3 milhões saíram do Fundurb, vinculado à Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Sedhab.
Na reinauguração do espaço, na noite desta quarta-feira (11), o secretário de Cultura, Hamilton Pereira, destacou o apoio do Fundurb e agradeceu a sensibilidade do secretário Geraldo Magela, sem a qual, segundo Hamilton, a obra de restauração não teria sido feita. “O Cine Brasília não é só um espaço de cultura, mas é um espaço afetivo da cidade”, lembrou Hamilton, frisando que foram recuperadas as características originais do cinema, um trabalho bem maior do que as “maquiagens” feitas nos últimos anos.
A finalidade do Fundurb é captar e destinar recursos para programas e projetos voltados ao desenvolvimento urbano e institucional no DF e para preservar o patrimônio da área tombada de Brasília. “A Sedhab não mediu esforços para contribuir com a reforma do Cine Brasília, esse importante espaço para cultura do DF e para o cinema brasileiro”, destaca o secretário de Habitação, Geraldo Magela.
A restauração do Cine Brasília, que compõe o conjunto urbanístico tombado de Brasília, começou em 2011. Foram feitas impermeabilização, instalação de para-raios e a troca das instalações elétricas, hidráulicas, mecânicas e de todo o sistema de ar-condicionado. O cinema ganhou rampas de acesso, poltronas para obesos, lugares para cadeirantes e piso tátil para atender às exigências da Lei de Acessibilidade. A Mostra Cinematográfica do II Festival do Fundo de Apoio à Cultura (FESTFAC), que acontece até domingo (15), servirá como teste para o 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, programado para a segunda quinzena de setembro. Informações: 3325 5366 / www.fac.df.gov.br