Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/09/17 às 14h04 - Atualizado em 4/01/19 às 8h34

Codhab compartilha ações bem-sucedidas em eventos nacionais e internacionais

Empresa pública do DF é convidada para falar sobre assistência técnica

Graças ao trabalho nas comunidades mais carentes de Brasília, por meio da oferta de projetos de arquitetura gratuitos, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) foi convidada a participar do 26º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos.

O evento será de domingo (3) ao dia 10, em Seul, na Coreia do Sul. Na ocasião, o órgão vai compartilhar informações sobre os eixos Morar Bem e Lote Legal, do programa Habita Brasília.

Um dos temas a serem abordados é a entrega de escrituras — nesta gestão, mais de 30,5 mil documentos do tipo foram repassados aos brasilienses, metade do total entregue por todos os governos anteriores. Outro destaque será a modalidade de concurso público, implementada pela empresa para a contratação de projetos de arquitetura e urbanismo.

Codhab também vai ao Chile apresentar ações bem-sucedidas

No mês que vem, a Codhab vai mostrar outras experiências exitosas no Chile, na Bienal de Arquitetura e Urbanismo. O evento ocorre de 26 de outubro a 10 de novembro, em Valparaíso, e a empresa distrital terá a chance de falar sobre o Ações Urbanas Comunitárias.

O projeto, iniciado há dois anos, já promoveu mais de 50 ações em diferentes cidades do DF, renovando centenas de fachadas, pintando dezenas de painéis artísticos e beneficiando, indiretamente, mais de 5 mil famílias.

Nas ações, governo e comunidade trabalham juntos e transformam ambientes abandonados em espaços de convivência, como parques, praças e hortas comunitárias. “Deu tão certo que está sendo copiado por outras instituições em todo o País. Lançamos, inclusive, um manual detalhado com as explicações para colocar o projeto em prática”, conta o presidente da companhia, Gilson Paranhos.

O programa Ações Urbanas Comunitárias também foi destaque, em junho deste ano, no Congresso Internacional Projetar a Cidade com a Comunidade, em Lisboa, Portugal. Na ocasião, foram apresentados três artigos acadêmicos de arquitetos da Codhab sobre a metodologia de trabalho em assistência técnica desenvolvida pela companhia.

Codhab percorre o Brasil para compartilhar experiências

As experiências desenvolvidas pela Codhab têm sido apresentadas em diversos eventos no País. Desde 2015, o presidente da companhia já esteve nas seguintes cidades: Belo Horizonte (MG), Palmas (TO), Maringá (PR), Porto Velho (RO), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB), Recife (PE), Manaus (AM), Belém (PA), Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Campo Grande (MS).

As viagens são a convite de instituições e conselhos de arquitetura e urbanismo, além de governos municipais e estaduais, para apresentar os projetos de assistência técnica, de concursos públicos e de regularização fundiária tocados pela empresa pública.

Além disso, arquitetos e urbanistas do órgão já ministraram palestras em diversas instituições, como Universidade de Brasília, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás, Sindicato dos Arquitetos do Paraná e Ministério Público de Pernambuco.

Os custos das viagens das equipes da Codhab são arcados pelo orçamento da companhia.

Fonte: Agência Brasília

Siga nossas redes

Facebook: sec.gestaodoterritorioehabitacaodf

Twitter: @Habitacao_DF

Youtube: Segeth Ascom

Web: www.segeth.df.gov.br