Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/03/11 às 3h00 - Atualizado em 2/01/19 às 14h19

COLETIVA — Temas polêmicos do PPCUB serão tratados nesta quinta (24)

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sedhab) Geraldo Magela trata, nesta quinta-feira (24), em coletiva à imprensa, dos temas polêmicos que devem ser abordados no âmbito do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) — em elaboração pela Sedhab. A coletiva será às 10h, no edifíco-sede da Sedhab, 2º andar, SCS Quadra 6, Bloco A.

Tratam-se de temas atuais e relevantes, que fazem parte do dia a dia da população do Distrito Federal, principalmente dos moradores da área tombada, que compreende Plano Piloto, Candangolândia, Cruzeiro e Sudoeste/ Áreas Octogonais.

Após conclusão da primeira etapa, sistematização da legislação urbanística, o processo de elaboração do PPCUB está agora na segunda fase, que é a de diagnóstico — momento de colher subsídios e demandas das comunidades, que apresentam visões diferentes, gerando polêmicas, quanto ao apontamento de deficiências, desvirtuamentos e potencialidades de cada região administrativa integrante do conjunto tombado, de forma a construir, coletivamente, o diagnóstico das áreas urbanas inseridas no perímetro tombado.

No próximo sábado (26),às 8h30, será realizada a primeira audiência pública do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB). O evento será no Auditório 1 do Museu Nacional da República.

Todo o desenvolvimento do PPCUB pode ser acompanhado no site da secretaria.

PPCUB — A elaboração do Plano está prevista na Lei Orgânica do Distrito Federal, no Plano Diretor de Ordenamento Territorial – PDOT (LC nº 803/2009) e na Portaria nº 299/2004 – Iphan.

O PPCUB será objeto de lei complementar, que deverá orientar a população e o poder público para a preservação de Brasília – reconhecida como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO em 1987, tombada como patrimônio histórico federal em 1990 e pelo Governo do Distrito Federal em 1991.

Assessoria de Comunicação Sedhab