Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/04/14 às 13h53 - Atualizado em 3/01/19 às 15h23

Com dinheiro do Fundurb, Igreja da Candangolândia foi restaurada e será entregue à população

COMPARTILHAR

A secretária de Habitação do DF, Jane Diehl, entrega nesta quinta-feira, 1º de maio, às 9h, a Igreja de São José Operário, na Candangolândia. A igreja foi restaurada com dinheiro do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal, o Fundurb. O Fundo é administrado pela Sedhab.

A paróquia São José Operário foi erguida por pioneiros da construção de Brasília, inaugurada em 1960 e tombada como Patrimônio Cultural do DF em 1998. O prédio feito de madeira funcionava há anos como um galpão e estava totalmente deteriorado, mas com o investimento de R$ 324 mil do Fundurb, o templo histórico foi restaurado. A igreja ganhou madeiras mais resistentes ao desgaste natural provocado pelo tempo. Os bancos, a pia de batismo e o sino da versão original foram restaurados e o piso foi feito em cimento queimado, devolvendo ao prédio as características originais.

O Fundurb tem a finalidade de captar e destinar recursos para viabilizar programas e projetos voltados ao desenvolvimento urbano e institucional no DF e à preservação do patrimônio existente na área de tombamento de Brasília.

Outras obras financiadas pelo Fundurb estão em andamento, entre elas a revitalização do Balneário do Parque Veredinha em Brazlândia; a urbanização e paisagismo na Praça Linear 3 de São Sebastião, com área projetada para atividades com os idosos; a construção do Centro de Convivência do Idoso de São Sebastião; ajustes viários, com melhoria da acessibilidade no Setor Comercial Sul; a urbanização e paisagismo na Av. Brasília em Areal, Águas Claras; a construção da primeira etapa do Complexo Cultural da Samambaia; a implantação dos Parques Vivenciais do Paranoá e do Gama; a construção do Centro de Convivência do Idoso na cidade Estrutural e a reforma do Galpão de Múltiplas Funções na cidade Estrutural.

Serviço:
Evento: Entrega das obras de restauração da Igreja São José Operário, na Candangolândia
Quando? Quinta-feira – 1º de maio de 2014
Horário: às 9h