Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/03/16 às 11h36 - Atualizado em 4/01/19 às 9h55

Começa pintura de ciclofaixa em Águas Claras

COMPARTILHAR

Avenida Araucárias é a primeira a receber a intervenção, que terá 3,8 quilômetros

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) começou a pintar na segunda-feira (21) a ciclofaixa da Avenida Araucárias, em Águas Claras. Essa será a primeira via a receber as intervenções do projeto Mobilidade Ativa, que ligará estações de metrô a pontos de grande circulação de pessoas, como escolas, centros comerciais e universidades. O serviço será concluído em dez dias, caso não chova, e não significará custo extra ao governo local.

Segundo a diretora de Mobilidade, da Secretaria de Gestão do Território e Habitação, Anamaria de Aragão, Águas Claras foi escolhida para abrigar o projeto de forma piloto por ter grande potencial de caminhada e de utilização de bicicleta. “A ideia é que o morador tenha boas alternativas para completar o trajeto, a pé ou de bicicleta, do transporte coletivo até o destino final.” Para a diretora, os benefícios vão desde a diminuição dos engarrafamentos na região administrativa até a preocupação sustentável de poluir menos o ambiente.

Etapas do projeto

Nessa primeira etapa do Mobilidade Ativa, serão 7,8 quilômetros de via para a circulação de bicicletas, dos quais 3,8 quilômetros na Araucárias. O projeto ainda contemplará as Avenidas Castanheiras e Pau-Brasil. Na Castanheiras, será pintada a faixa no mesmo sentido da via, com 1,5 metro de largura. A Pau-Brasil ganhará ciclovia em sentido duplo e com 2,5 metros de largura. Enquanto a ciclofaixa é um espaço pintado na rua onde também trafegam veículos, a ciclovia é uma área separada fisicamente do trânsito por canteiro, calçada ou meio-fio.

Além de lugares para circulação de ciclistas, está incluída no projeto a construção de calçadas nos principais trajetos da região administrativa. Essa parte está prevista na segunda fase, que também vai beneficiar as Avenidas Boulevard Sul e Norte, Pitangueiras e Alecrim. A secretaria finaliza a terceira e última etapa. As três resultarão em 36 quilômetros de malha cicloviária para Águas Claras. O Mobilidade Ativa envolve as Secretarias de Mobilidade e de Gestão do Território e Habitação, o Detran e a Agência de Fiscalização do Distrito Federal.

Fonte: Agência Brasília

Siga nossas redes

Facebook: sec.territorioehabitacaodf

Twitter: @Habitacao_DF

Youtube: Segeth Ascom

Web: www.segeth.df.gov.br