Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/11/11 às 3h00 - Atualizado em 3/01/19 às 9h26

CONFERÊNCIA DAS CIDADES— Terminam as etapas locais

Um público de cerca de 400 pessoas participou neste sábado (05/10) das últimas etapas locais da Conferência Distrital das Cidades Extraordinária. Os encontros aconteceram nas cidades de Taguatinga e Ceilândia, respectivamente no Centro Cultural do Taguaparque e na Escola Técnica. As duas Regiões Administrativas (RAs) já haviam realizado uma reunião no dia 22 de outubro.

Finalizadas as 32 conferências locais— uma em cada (RA), a exceção de Taguatinga e Ceilândia, agora começa a segunda fase da Conferência, com a realização dos fóruns. Nesta etapa, as Regiões Administrativas são separadas por unidades de planejamento­­ — seguindo a lógica das características comuns das cidades de cada grupo. Confira cronograma neste site no link da Conferência.

Citando o ex-presidente Lula, o secretário-adjunto da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Rafael Oliveira, enfatizou que “não existe ninguém melhor do que a própria população para saber a cidade que se quer morar”. Na ocasião, o secretário-adjunto afirmou que as resoluções sobre os temas discutidos na Conferência serão validados até o segundo semestre de 2012. Neste escopo encontra-se a Lei de Uso e Ocupação do Solo — LUOS e a lei que regulamenta as definições das poligonais das Regiões Administrativas.

Taguatinga

A definição da poligonal foi a preocupação apresentada pela população de Taguatinga. Segundo o administrador Carlos Jales, a cidade, que era uma das maiores do Distrito Federal, teve seu território diminuído consideravelmente, passando de 46 mil hectares para apenas oito mil. A possível construção de prédios no Setor de Indústrias da cidade foi outro ponto abordado pelo administrador.

Ceilândia

A regularização dos condomínios Sol Nascente e Pôr do Sol foi o principal ponto abordado durante a Conferência Local da cidade. O assunto foi tratado dentro do Plano Distrital de Habitação de Interesse Social — Plandhis. Um dos temas debatidos em todas as etapas locais.

A delimitação da poligonal da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Parque Juscelino Kubitschek, localizado em Taguatinga Sul foi outro ponto que elencou um número considerável de participação. Isso porque para a regularização dos condomínios citados, visto que eles são limitados parcialmente pela ARIE JK, faz-se necessária a delimitação do parque.

A definição de critérios que possibilitem o melhor uso dos lotes ao longo da linha do metrô, possibilitando a implementação de comércios e residências, e a instalação de equipamentos públicos em toda a cidade foi outro ponto do debate.

Delegados

No encontro foram eleitos os delegados que representarão as cidades no fórum previsto para o dia 19 de novembro. Sendo 148 representantes de Taguatinga e 265 de Ceilândia. As duas cidades integram a Unidade de Planejamento Oeste, que também inclui as cidades de Brazlândia e Samambaia.

Assessoria de Comunicação Sedhab