Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/06/20 às 9h09 - Atualizado em 7/07/20 às 13h14

Conheça os eixos transversais da revisão do Pdot

COMPARTILHAR

 

As propostas do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF (Pdot) são organizadas por assuntos como mobilidade, desenvolvimento econômico e meio ambiente

 

Planejar e gerir o território para os próximos dez anos demanda trabalhar com diversos assuntos, do uso da terra ao transporte e à mobilidade. Assim, para organizar o trabalho de revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (Pdot), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) definiu os debates em oito temas, dois deles transversais aos demais: território resiliente e participação social e governança. Ambos se destacam por sua abrangência em relação aos outros.

 

O conceito de território resiliente consiste em identificar ameaças, riscos e vulnerabilidades do DF relacionados cada um dos eixos temáticos e, assim, elaborar propostas a fim de torná-lo mais resiliente, ou seja, com maior capacidade de reagir e se equilibrar. Ao olhar para essas questões, busca-se fortalecer o desenvolvimento sustentável e o bem-estar dos cidadãos.

 

O tema da participação social e governança, por sua vez, define as formas como ocorrerá a participação da sociedade nas reuniões e debates dos demais temas. Isso significa que todas as decisões relacionadas à revisão do Pdot devem ser compartilhadas e pactuadas com a população. Deve-se favorecer ainda a efetiva participação da comunidade nesse processo. As palavras que identificam essa intenção são coordenação e cooperação — entre atores sociais, gestores técnicos e políticos. Com isso, visa-se à construção de espaços de negociação.

 

Tendo em mente esses dois pontos, a revisão do Pdot vai ser trabalhada nos seguintes temas:

  • Desenvolvimento econômico sustentável e centralidades;
  • Mobilidade;
  • Habitação e regularização;
  • Ruralidades;
  • Meio ambiente e infraestrutura;
  • Gestão social da terra
  • Território resiliente
  • Participação social e governança

 

Leia também

Revisão do Pdot ocorre em quatro etapas. Conheça-as

 

Acompanhe a Seduh nas redes sociais
@SeduhDF
@SeduhDF
@SeduhDF
seduhdf.comunicacao@gmail.com