Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/08/19 às 10h28 - Atualizado em 23/08/19 às 13h06

Conplan aprova projeto de reforma do Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Proposta incorpora recuperação dos espaços internos e externos do complexo, bem como integração com área pública no entorno do local

 

O projeto de modificação do Centro de Convenções Ulysses Guimarães foi aprovado na 164ª reunião extraordinária do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan). O encontro ocorreu nesta quinta-feira (22), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh).

 

O projeto de arquitetura apresenta propostas para recuperação dos espaços internos e externos do complexo. Além disso, foram incorporadas soluções de acessibilidade e de mobilidade ativa na área pública no entorno do Centro de Convenções.

 

A inclusão de medidas para facilitar o acesso e a circulação de pedestres e ciclistas foi uma recomendação feita pelo relator do processo, o conselheiro representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo no DF, Pedro Grillo de Almeida.

 

Membros do Conplan aprovam proposta de melhoria do Centro de Convenções Ulysses Guimarães nesta quinta-feira (22), em reunião extraordinária na sede da Seduh. Foto: Ascom/Seduh.

Demais integrantes do Conplan reiteraram a sugestão sob justificativa de integrar, de forma harmônica, o prédio, a área pública e equipamentos públicos próximos — a Praça dos Namorados, o Clube do Choro e o Planetário de Brasília.

 

O projeto foi aprovado por unanimidade dos presentes, ou seja, com 27 votos presenciais e uma declaração de voto favorável.

 

 

 

A aprovação ficou acrescida das seguintes recomendações: 

 

  • a Seduh avalie a compatibilização do projeto com os acessos em área pública;
  • o empreendedor custeie obras resultante de eventual revisão de projeto por parte da Secretaria;
  • o projeto atenda de forma ampla questões de mobilidade ativa;
  • o consórcio incorpore medidas amplas de manejo de águas pluviais

 

O Centro de Convenções Ulysses Guimarães foi concedido à iniciativa privada em agosto de 2018. O consórcio vencedor foi o Capital DF, que fará a gestão do espaço por 25 anos, mediante reforma da infraestrutura e repasse de recursos ao Governo do Distrito Federal.

 

Por que aprovar o projeto do Centro de Convenções no Conplan?

 

O Conplan é o órgão colegiado que trata das principais questões referentes à política territorial e urbano no Distrito Federal. Ele atua na formulação, análise, acompanhamento e atualização das diretrizes e dos instrumentos de gestão territorial.

 

O Conselho se dedica também às análises de projetos de mudança em edificações no Conjunto Urbano de Brasília. Essa é uma forma de o Poder Público e a sociedade civil deliberarem, em parceria, a respeito de intervenções na área tombada.

 

Na reunião desta quinta-feira também foram apresentados os critérios que norteiam a atualização do Plano Diretor de Ordenamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (PDOT). A ideia é que a participação da comunidade ocorra durante todas as etapas de elaboração do Plano.

 

Leia também

Criação da RA de Arniqueira é aprovado no Conplan nesta quinta (8)

 

164ª Reunião Extraordinária - Conplan

 

Acompanhe a Seduh nas redes sociais
@SeduhDF
@SeduhDF
@SeduhDF
seduhdf.comunicacao@gmail.com