Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/02/13 às 20h04 - Atualizado em 3/01/19 às 11h36

CONPLAN — Conselho já tem sua representante na organização da Conferência das Cidades

COMPARTILHAR

O Conselho de Planejamento Urbano e Territorial, Conplan, escolheu nesta quinta-feira, 28, a sua representante na organização da 5ª Conferência Distrital das Cidades. Serão várias etapas que ocorrerão entre junho e setembro em todas as regiões administrativas do DF. Elas antecedem a 5ª Conferência Nacional das Cidades, marcada para os dias 20 e 24 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A conselheira Vânia Coelho foi escolhida por consenso e vai trabalhar, juntamente com representantes de outros conselhos, na organização da etapa distrital da Conferência. Seu suplente será Antônio José Ferreira, o Cafu.  “A partir da semana que vem, começamos a trabalhar para escolher local acessível para que a sociedade tenha ampla participação”, explicou Vânia Coelho.

O Secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela, destacou, na abertura da reunião ordinária do Conplan, que a Conferência, em todos os seus níveis, é uma oportunidade para aprimorar a discussão sobre a cidade. Este ano, o tema da Conferência será “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já!”. No entanto, outros assuntos prometem dominar as discussões. Com isso, a ideia do GDF é apresentar à sociedade o que foi feito até aqui nos dois anos de gestão do Governador Agnelo Queiroz, como, por exemplo, o programa habitacional executado pela Sedhab nas áreas de moradia e regularização. “Nós queremos realmente que a sociedade debata aquilo que o governo fez nos últimos dois anos e aquilo que o governo apresenta como solução para os próximos dois”, explicou o Secretário Adjunto, Rafael Oliveira, membro do Conplan.

A 5ª Conferência Nacional das Cidades é promovida pelo Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, e deve receber cerca de 3.000 participantes. Desse total, 2.681 pessoas serão delegados e outras 400 estarão presentes como observadores. As etapas preliminares elegem 1.939 delegados. Além desses, há os delegados indicados pelo Governo Federal, pelas entidades que formam o Conselho das Cidades e os delegados natos, que fazem parte do Conselho das Cidades em seu âmbito nacional.