Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/12/15 às 16h54 - Atualizado em 3/01/19 às 16h34

Crescimento sustentável

COMPARTILHAR

Pensar o crescimento da cidade é priodidade

Na última terça-feira (1º), a Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth) apresentou diretrizes para o crescimento saudável para Brasília e para Distrito Federal. A ideia foi apresentada durante o seminário A Cidade e seu Patrimônio promovido pelo Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/DF).

A palestra fez parte da mesa redonda “Gestão do patrimônio urbano”, que contou também com a presença da professora Sylvia Ficher, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo d UnB, e com Carlos Madson Reis, superintendente do Iphan/DF.

O tema central da discussão foi a questão da cidade patrimônio e sua influência no contexto de crescimento urbana. No diálogo, Thiago apresentou as principais questões sobre a ocupação no solo do Distrito Federal e as suas possíveis consequências para o futuro. “É muito difícil haver um consenso no detalhamento da questão da preservação do patrimônio em Brasília. Neste sentido, a gestão compartilhada é mais que necessário”, lembrou.

Thiago também salientou a importância de se olhar a cidade como um todo. “Não podemos falar do tombamento da cidade sem olhar a metrópole que é Brasília. O crescimento do Distrito Federal é acachapante, chega a 14,25% por ano. Hoje a população do DF de 2,5 milhões e o entorno chega a 1,4 milhão. Por isso, quando falamos em preservação devemos olhar sob todos os aspectos de cidade”, disse.

Acordo de cooperação

Em março, foi firmado um acordo de cooperação técnica entre o governo do Distrito Federal e o Ministério da Cultura (MinC), por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth). O documento permite a gestão compartilhada do conjunto urbanístico de Brasília e o desenvolvimento de estratégias em comum para preservar a área tombada da capital — que inclui as regiões administrativas do Plano Piloto, do Cruzeiro, do Sudoeste/Octogonal e da Candangolândia.

O seminário

O seminário A Cidade e seu Patrimônio promovido pelo Iphan/DF é um evento que integra a agenda de atividades anuais do órgão e em 2015 tem o objetivo de promover a reflexão sobre a importância do conhecimento e valorização do patrimônio cultural do DF, que vai além do Plano Piloto, evidenciando a importância da gestão integrada, inclusiva e participativa.

Mais informações

Facebook: sec.territorioehabitacaodf

Twitter: @Habitacao_DF

Youtube: Segeth Ascom

Web: www.segeth.df.gov.br