Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/06/11 às 3h00 - Atualizado em 2/01/19 às 15h07

DESENVOLVIMENTO URBANO — Secretário Magela toma posse no ConCidades

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal, Geraldo Magela, tomou posse, nesta quarta-feira (8), no Conselho das Cidades (ConCidades). A cerimônia, que empossou os conselheiros para a 4ª gestão do Conselho, ocorreu durante a abertura da 29ª Reunião Ordinária no Anexo I do Palácio do Planalto.

Representando o Conselho das Cidades, o integrante do Movimento Nacional de Luta Pela Moradia – MNLM, Miguel Lobato da Silva, falou da importância da integração das ações voltadas ao cidadão. “O que nós queremos é integrar efetivamente as políticas urbanas no Brasil”, disse.

O Ministro das Cidades e presidente do Concidades, Mário Negromonte, lembrou que a partir de 2003 as políticas sociais passaram a ser tratadas como prioridade pelo Governo Federal. “Essa nova forma de gestão tornou-se referência não só no Brasil, como em toda a América Latina. O movimento social teve participação fundamental para a criação do Ministério das Cidades e foi ele o responsável por importantes conquistas, como a inclusão da questão urbana na Constituição de 88, de elaboração do Estatuto das Cidades, que completa 10 anos em julho”, destacou.

Para o Ministro, “nada é mais justo do que a participação efetiva da sociedade organizada como parte integrante do Ministério que eles ajudaram a criar”. Mário Negromonte ressaltou, ainda, o empenho da Presidenta da República, Dilma Rousseff, com as áreas sociais. “A Presidenta vai lançar o Programa Minha Casa, Minha Vida 2, com um aumento no número de moradias. Além disso, ela já lançou o Plano Brasil Sem Miséria e o PAC Mobilidade Grandes Cidades, algo inédito, que vai investir quase R$ 18 bilhões”, finalizou.

O Secretário Nacional de Articulação Social da Presidência da República, Paulo Maldos, observou que os novos conselheiros terão um trabalho significativo nas futuras políticas governamentais. “Essa gestão pode contribuir muito conosco na construção de um projeto de país mais humanizado e tendo como protagonistas os nossos cidadãos e cidadãs”, garantiu Maldos. Ele compareceu à solenidade em representação a Gilberto Carvalho, Ministro Chefe da Secretaria-Geral da Presidência, órgão que tem sido o responsável por fomentar o canal de comunicação entre o governo federal e a sociedade civil.

Estavam presentes no evento, além da Secretária-Executiva do ConCidades, Marta Morosini, o Secretário-Executivo do Ministério das Cidades, Roberto Muniz, o Chefe de Gabinete do Ministro, Cássio Ramos Peixoto, os Secretários Nacionais de Transporte e da Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Bueno de Lima, de Habitação, Inês Magalhães, de Programas Urbanos, Norman Oliveira e a Secretária-Substituta de Saneamento Ambiental, Viviana Simon, o Subchefe de Assuntos Federativos da SRI/Presidência da República, Olavo Noleto, o secretário de Habitação do Governo do Distrito Federal, Geraldo Magela, e a Secretária de Patrimônio da União, Paula Maria Motta Lara.

Assessoria de Comunicação Sedhab