Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/10/15 às 19h14 - Atualizado em 3/01/19 às 16h35

Estudantes conhecem rotina de aprovação de projetos

COMPARTILHAR

A CAP está disponível para dialogar com universidades

Dispostos a compreender a relevância do processo de aprovação de projetos arquitetônicos, 11 estudantes compareceram nesta sexta-feira (23) à Central de Aprovação de Projetos (CAP) da Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth). A visita marcou o início do projeto CAP Acadêmica. A ação busca aproximar a central dos cursos de arquitetura e urbanismo do Distrito Federal.

Segundo a coordenadora do projeto, arquiteta Laura Girade, a aprovação de projetos é uma importante ferramenta do poder público para garantir que as construções ofereçam segurança aos usuários, acessibilidade e mantenham a integridade da cidade.

A CAP pretende ampliar o contato com os futuros profissionais, de modo que eles tenham familiaridade com o rito de aprovação de projetos. “A ideia do encontro foi apresentar a CAP e o seu papel dentro do planejamento urbano do DF”, salientou Laura.

Para o estudante Álvaro Bruno Oliveira Nunes, de 22 anos, a iniciativa os aproximou da prática profissional. “Às vezes, saímos da universidade meio ‘crus’. Foi bom compreender que erros do projeto podem gerar atrasos na aprovação e agora cabe a nós tentar acertar o máximo possível. Assim o cliente fica feliz, o arquiteto tem o projeto aprovado mais rapidamente e a secretaria não fica congestionada”. Os alunos que participaram do encontro nesta sexta são estudantes da turma de Projeto de Arquitetura VII do Curso de Arquitetura e Urbanismo do IESB, e foram acompanhados pela professora e arquiteta Maria Fernanda Dell’Isola.

Na ocasião, os alunos tiveram acesso ao passo a passo do trabalho da central e viram na prática problemas técnicos que podem ser evitados para obter um projeto legalmente viável. Eles receberam instruções sobre a normatização dos desenhos técnicos, padronização de projetos, ferramentas de pesquisa e também conhecerem as exigências mais recorrentes na CAP.

Convite à comunidade

Os alunos do IESB não serão os únicos a participar dessa integração. A proposta é tornar o contato com as universidades – tanto com visitas à CAP, quanto com a central indo às instituições – uma constante, tanto que a secretaria.

No dia 26, Laura Girade e Louise Boeger (integrante da equipe de analistas da CAP) estarão na semana de extensão da UnB participando da semana acadêmica de arquitetura. Além disso, a central está disponível para a realização de outros momentos de diálogo com instituições interessadas. Para isso, basta entrar em contato e solicitar a participação da secretaria ou agendamento de visitas.

Para mais informações de como solicitar a presença da CAP no seu evento acadêmico ou para o agendamento de visitas à central o telefone de contato é 3214-4165, com Laura.

Mais informações

Facebook: sec.territorioehabitacaodf

Twitter: @Habitacao_DF

Youtube: Segeth Ascom

Web: www.segeth.df.gov.br