A Comissão Preparatória da 5ª Conferência Distrital das Cidades se reuniu nesta quinta-feira (15) para definir detalhes e ajustes das próximas etapas preparatórias do evento. A comissão aprovou também que, para facilitar e melhorar os andamentos das atividades, as etapas locais serão realizadas apenas aos sábados.
A 5ª Conferência Distrital das Cidades antecede a 5ª Conferência Nacional das Cidades, que tem como objetivo fortalecer e estimular a participação social e contribuir para o avanço das políticas públicas de habitação, regularização, desenvolvimento urbano, mobilidade urbana e infraestrutura.
Saiba mais – A 5ª Conferência Distrital das Cidades será divida em três fases. A primeira, a etapa local, já foi realizada em onze cidades do DF: Paranoá, São Sebastião, Jardim Botânico, Itapoã SIA, Guará, Riacho Fundo, Águas Claras, Estrutural (SCIA), Núcleo Bandeirante e Vicente Pires. Essa fase ocorrerá nas 31 cidades do DF.
A segunda fase será a Conferência Distrital, marcada para os dias 27, 28 e 29 de setembro, quando serão elaborados os relatórios finais com discussões, sugestões e 30 propostas de teor nacional, além das propostas do DF para apresentação na 5ª Conferência Nacional.
A terceira e última fase será a Conferência Nacional, de 20 a 24 de novembro. Ela direcionará a formulação e a execução da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano ao longo dos próximos anos.