Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/02/11 às 3h00 - Atualizado em 2/01/19 às 14h17

FUNDURB — Conselho libera mais de um milhão para combate de ocupações irregulares no DF

O Fundo de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal (Fundurb) liberou mais de um milhão de reais para aquisição de veículos de ronda, máquinas e caminhões para utilização, pela Secretaria de Ordem Pública e Social (Seops), em operações de combate preventivo e ostensivo contra a ocupação irregular do solo e das áreas de preservação ambiental de Brasília.

Com os recursos, a Seops vai adquirir veículos de três categorias: veículos de transporte de passageiros (utilizados para operacionalizar e otimizar ações de prevenção, repressão e fiscalização); veículos de Transporte de Cargas (utilizados em ação de desconstituição de invasão de áreas públicas); e máquinas pá escadeira/retro escadeira (utilizados em ação de erradicação de invasões para desconstituição, demolição e retirada de escombros).

Com a compra desses veículos, a Seops pretende controlar e minimizar a contaminação dos solos, dos mananciais e possibilitar que o uso, a ocupação do solo e o desenvolvimento urbano aconteçam de forma ordenada. Além disso, estará atendendo aos requisitos do Programa Habitacional de Interesse Social do GDF.

O recurso de R$ 1.307.600,00 foi aprovado pelo Conselho de Administração do Fundurb na 10ª Reunião Ordinária, realizada na última quinta-feira, 21 de julho. A partir de agora, a Seops já pode fazer a licitação. Após concluído este processo, a Sedhab descentraliza dos recursos para a Seops realizar o pagamento.

FUNDURB — É um fundo de natureza contábil, vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação – Sedhab, cuja finalidade é captar e destinar recursos para viabilizar programas e projetos voltados para o desenvolvimento urbano, para o desenvolvimento institucional e para preservação do patrimônio existente na área de tombamento de Brasília, em face do seu reconhecimento como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Assessoria de Comunicação Sedhab