Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/06/15 às 16h25 - Atualizado em 3/01/19 às 16h28

Futuro das cidades foi tema de palestra na UnB

Encontro reuniu Governo, sociedade civil e academia

Como será o futuro das cidades brasileiras? A questão foi tema do ciclo de debates “Cidades do Amanhã” que ocorreu nesta quarta-feira (25), na Universidade de Brasília (UnB). Entre as cidades apresentadas, Brasília se destacou por sua vanguarda e por seus desafios, entre eles os projetos de revitalização da comercial da W3 Sul – que prevê entre outras medidas a possível isenção de impostos para a área.

Para o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade, a tema é de suma importância. “Quando pensamos na cidade do futuro, devemos olhar para o que a revolução tecnológica traz. Outro ponto a ser abordado é a relação espaço versus tempo. Uma vez que a distância entre pontos também é medida pelo tempo”, continuou. O secretário ainda apontou outros aspectos da interface com a construção da cidade. “A desocupação de um local se dá por diversas variáveis, como a questão da segurança, da fragmentação dos centros e até mesmo por uma nova forma de se relacionar. Tudo isso influência no espaço da cidade”, comentou Thiago.

Já para o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal, Tony Malheiros, a cidade é criada a partir da necessidade das pessoas. “É um reflexo das pessoas que moram naquele lugar. Mesmo que se criem diretrizes, o mercado sempre vai atender o que o cliente quer”.

O Ciclo Nacional de Palestras “Cidades do Amanhã” é uma ação da Universidade Federal Fluminense e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do (CAU/RJ). O objetivo é discutir a condição atual das nossas cidades, a padronização da sua paisagem, a arquitetura produzida no país – e seu papel e efeitos sobre o uso do espaço público. Além de Brasília, as cidades que receberão o ciclo são: Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Natal e Belém.
Participaram também do evento os professores Vinicius Netto, da Universidade Federal Fluminense; Frederico de Holanda, da UnB; Haroldo Pinheiro, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

Mais informações

Facebook: sec.territorioehabitacaodf

Twitter: @Habitacao_DF

Youtube: Segeth Ascom

Web: www.segeth.df.gov.br