Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/04/14 às 13h54 - Atualizado em 3/01/19 às 15h24

GDF anuncia entrega de apartamentos construídos em parceria com entidades e outras benfeitorias

COMPARTILHAR

O Governo do Distrito Federal irá entregar, até o final do próximo mês, o primeiro bloco do empreendimento H4 em Samambaia, construído por cooperativas habitacionais com recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida/Morar Bem. O anúncio foi feito pelo governador do DF, Agnelo Queiroz, neste domingo (13), durante encontro com representantes de associações e cooperativas habitacionais do DF, no Club Nique, no Riacho Fundo I. O evento contou com a presença da secretária de Habitação, Jane Diehl, do presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional, Rafael Oliveira, e do deputado federal e ex-secretário de Habitação, Geraldo Magela.

Além de anunciar a entrega de apartamentos em Samambaia, o governador Agnelo atendeu outras solicitações do grupo e anunciou o lançamento de editais de chamamento, em até 30 dias, para que as entidades apresentem propostas para a construção de moradias em Samambaia e no Guará. “A habitação digna é um direito sagrado do nosso povo. Temos que viabilizar para todas as faixas de renda e garantir a moradia para todos”, declarou o governador.

A líder comunitária do Guará, Teresa Ferreira Dias, luta pela construção de moradias na cidade desde 1996, e não escondeu o contentamento com o anúncio do governador Agnelo. “A alegria é enorme. Este governo fez, os outros só prometeram”, disse a moradora do Guará. A previsão é para a construção de 405 unidades de habitação unifamiliar na cidade.

Na ocasião, a secretária de Habitação, Jane Diehl, destacou que o governo atual transformou a habitação em uma política prioritária e que a aliança com os movimentos sociais será fortalecida. “Cada vez mais os movimentos sociais serão protagonistas da execução da política habitacional dentro deste governo. A gente vai dar continuidade a este trabalho. Contamos com o apoio de todos vocês”, declarou a secretária.

O presidente da Codhab, Rafael Oliveira, lembrou as dificuldades enfrentadas pelo governo para tornar a política habitacional uma realidade no DF. “Nós passamos por um caminho árduo, mas que sob a condução do então secretário Magela, nos levou a uma perspectiva de ter uma política habitacional em que todos têm a clareza de que serão atendidos, como serão atendidos e em que momento serão atendidos. Que continuemos nesta caminhada”, disse.

O Programa Minha Casa, Minha Vida/Morar Bem já convocou mais de 50 mil associados de cooperativas. A expectativa é que até junho seja aberto novo cadastramento de entidades.