Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/10/13 às 18h03 - Atualizado em 3/01/19 às 14h41

GDF entrega obras de restauração da igreja São Sebastião, em Planaltina

A população de Planaltina receberá nesta segunda-feira (14), às 10h, a Igreja São Sebastião, completamente restaurada. Com recursos do Fundurb, Fundo de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal, o templo – tombado como patrimônio histórico e artístico do DF em 1982- começou a ser restaurado em janeiro deste ano. Para a reforma, foram destinados R$ 500 mil. O Fundurb é gerenciado pela Sedhab

“O Fundurb tem como finalidade captar e destinar recursos para viabilizar programas e projetos voltados ao desenvolvimento urbano e institucional no DF e para preservação do patrimônio existente na área de tombamento de Brasília. A Sedhab não mede esforços para contribuir com a conservação do patrimônio histórico e cultural do DF”, destaca o secretário de Habitação e presidente do Fundurb, Geraldo Magela.

Construída pelos escravos em 1890, a igreja, que fica no Setor Tradicional de Planaltina, teve as paredes de tijolos de barro recuperadas com terra vermelha, areia lavada e cal, para evitar cupins. As janelas e as portas de madeira foram restauradas e os pilares do altar reforçados com barras de ferro. Assim como na versão original, do lado de fora da igreja é possível ver o mesmo sino, também restaurado e pendurado em colunas de madeira.

A moradora de Planaltina, Maria do Carmo, que chegou à cidade em 1964, está ansiosa pela entrega da paróquia. Foi na igrejinha que ela se casou e batizou dois filhos de um total de sete. “Acho ótima a restauração. A igreja estava abandonada. Tínhamos medo de ela cair e acabar com a história inicial de Planaltina. É importante para a cidade conservar um patrimônio. Pretendo realizar uma missa de 50 anos de casamento aqui”, anuncia a moradora.

Serviço:
Evento: Entrega das obras de restauração da Igreja São Sebastião, em Planaltina
Quando?  Segunda-feira – 14 de outubro de 2013
Horário: às 10h