Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/04/15 às 19h10 - Atualizado em 3/01/19 às 16h10

Governo discute mobilidade urbana

Corredores exclusivos de trânsito, racionalização da malha viária e criação de um fórum permanente foram temas de reunião no Palácio do Buriti

A necessidade de uma reorganização do espaço territorial do Distrito Federal — realocando zonas de aproveitamento econômico e redistribuindo a geração de emprego — foi um dos pontos discutidos durante reunião sobre mobilidade urbana nesta sexta-feira, no Palácio do Buriti.

Participaram do encontro o governador Rodrigo Rollemberg, o chefe da Casa Civil, Hélio Doyle, o secretário de Relações Institucionais e Sociais, Marcos Dantas, o secretário de Mobilidade, Carlos Tomé, e titulares de órgãos ligados ao assunto, como o presidente da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), Marcelo Dourado, e o presidente do Transporte Urbano do DF (DFTrans), Clóvis Barbará.

De acordo com o secretário de Mobilidade, Carlos Tomé, a questão está sendo trabalhada ao lado da Secretaria de Gestão do Território e Habitação. “Os problemas de mobilidade serão resolvidos em quatro dimensões temporais”, definiu Tomé, explicando que as ações estão previstas para ocorrerem a longo, médio, curto e curtíssimo prazo. A reorganização do espaço territorial, por exemplo, está incluída nos projetos a longo prazo. A pasta deve desenvolver, a médio prazo, proposta para implantação de mais corredores exclusivos, o que diminuirá o tempo de viagem de outras regiões administrativas ao Plano Piloto.

Em curto e curtíssimo prazo, como definiu Tomé, estão sendo tomadas atitudes como a melhoria dos serviços oferecidos e a viabilização do subsídio pago às empresas que operam o transporte público — de acordo com o secretário, ultrapassa a faixa dos R$ 550 milhões por ano. “Estamos trabalhando para pagar as empresas em operação, mas também racionalizando a malha, identificando o desejo de deslocamento das pessoas, o que a cidade precisa em termos de mobilidade para que esse sistema seja cada vez mais eficiente e barato.”

Participação popular

Durante o encontro, Rollemberg citou a possibilidade de criar um fórum permanente para discutir a mobilidade urbana: “A ideia é debater com mais profundidade, buscando às vezes temas específicos, com olhar mais de curto prazo, mais de gestão, para pensar o futuro”. Segundo o governador, haverá outras reuniões, já que o assunto é um dos que mais o preocupam atualmente.

Para ele, é importante que a comunidade também opine, ajudando o governo a solucionar os problemas de mobilidade no DF: “A gente quer instituir no Distrito Federal um ambiente de muita transparência para compartilhar os problemas e compartilhar com a população a solução desses problemas, porque é ela que enfrenta as dificuldades e sabe apontar o caminho para a solução”.

Fonte: Agência Brasília

Mais informações

Assessoria de Comunicação

Telefone: (61) 3214.4025 / 3214.4077

Facebook: sec.territorioehabitacaodf

Twitter: @Habitacao_DF

Youtube: Segeth Ascom

Web: www.segeth.df.gov.br