Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/01/11 às 3h00 - Atualizado em 2/01/19 às 11h32

HABITAÇÃO — Codhab sob nova direção

COMPARTILHAR

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) está sob nova direção. O secretário da Sedhab, Geraldo Magela, apresentou oficialmente nesta quarta-feira, 26 de janeiro, o novo diretor-presidente da Codhab Edson Machado Monteiro.

“À frente da Codhab, precisamos de uma gestão profissionalizante. O cargo de diretor-presidente será ocupado por Edson Monteiro, que possui ampla experiência administrativa, corporativa e de gestão. Veio com a missão de modernizar a empresa e prepará-la para conduzir a execução da política habitacional do DF”, disse o secretário Geraldo Magela.

De acordo com o presidente Edson Monteiro, a prioridade é criar mecanismos para executar a política habitacional. Sua missão a partir de agora “é fortalecer a instituição, dar sequência a novos projetos que possam contribuir para equacionar o déficit habitacional do Distrito Federal, provendo solução de moradia completa para os beneficiários enquadráveis nos programas, segundo as novas diretrizes governamentais, além de equacionar os problemas remanescentes do passado.”

A diretriz adotada para a nova política habitacional será o financiamento, por parte do Governo federal, de construções de unidades habitacionais. Os beneficiados receberão uma casa ou apartamento e pagarão prestações de acordo com a renda familiar. Já a antiga lista de espera por um lote passará por análise e somente aqueles que preencherem os requisitos necessários permanecerão no cadastro.

Já no dia 5 de fevereiro, a Codhab começa a entrega de escrituras. A primeira cidade a ser contemplada será Samambaia com 1.338 escrituras. A conclusão da 4ª etapa do Riacho Fundo II também está entre as prioridades da Secretaria de Habitação.

Perfil — Edson Machado Monteiro está na Capital desde 1973. É mineiro, formado em economia, com especialização em Engenharia Econômica. Ingressou no Banco do Brasil em 1974, onde exerceu diversos cargos de direção, com destaque para os de Consultor Técnico da Presidência (1995/96), Diretor da Área Comercial (1996/2000) e Vice Presidente de Varejo e Distribuição (2003/5). Fora do Banco do Brasil, foi Diretor da PREVI (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (1990/95), Diretor de Auditoria e Risco da Telemar – atual Oi – (2000/2), Diretor da Brasilcap Capitalização (2002) e Presidente da Seguradora BB Seguro Saúde (2006/10).

Codhab — Empresa pública, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sedhab), com a finalidade de executar a Política de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal, podendo articular-se com políticas e programas que visem ao desenvolvimento das funções econômicas e sociais da população, preferencialmente a de baixa renda, com o intento de assegurar o bem estar das comunidades, a melhoria da qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

Assessoria de Comunicação da Sedhab