Governo do Distrito Federal
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31/05/11 às 3h00 - Atualizado em 2/01/19 às 15h07

HABITAÇÃO — Secretário Magela conversa com cooperativas e associações

Nesta segunda-feira (30), o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Geraldo Magela, esteve na Associação Comunitária do Setor Habitacional Vicente Pires para conversar com representantes de cooperativas e associações habitacionais sobre a nova política habitacional do Distrito Federal e esclarecer possíveis dúvidas quanto ao credenciamento anual das entidades visando à participação nos programas habitacionais a ser implementados pelo Governo do Distrito Federal.

Na ocasião, o secretário Geraldo Magela falou da intenção da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sedhab) e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) de atuarem em parceria com as cooperativas e associações sempre de forma transparente e dentro da legalidade, trabalhando com o intuito de zerar o déficit habitacional no DF. Outro ponto abordado pelo secretário foi a ampliação do crédito imobiliário a partir da assinatura do protocolo de intenções entre o GDF e o Banco do Brasil visando a agilizar os financiamentos das moradias no âmbito do programa federal Minha Casa, Minha Vida.

Entre os principais pontos abordados durante a reunião estavam os procedimentos a serem adotados pela Sedhab e Codhab para garantir a lisura do processo. O cruzamento de dados entre o cadastro imobiliário e as listas dos associados das entidades e do Cadastro Único será um dos quesitos adotados. Também será vetada a inscrição de um associado em mais de uma entidade bem como a dupla inscrição — na entidade e no Cadastro Único. Neste caso, a pessoa deverá optar: ou será classificada segundo o Cadastro Único da Codhab ou via cooperativa. Em todos os casos as pessoas deverão atender aos critérios da política habitacional e serão selecionados pela Codhab.

Credenciamento: Passo a passo

Ao acessar o site da Codhab, as pessoas devem clicar no link Associações e Cooperativas – Cadastro Inicial – Cadastrar entidade. O próximo passo será o cadastro dos beneficiários, os quais não poderão ser alterados pelo prazo de um ano. Seguidos estes passos, devem ser impressos o requerimento e a lista de beneficiários para que possam ser entregues, junto com os demais documentos exigidos no edital, até o dia 13 de junho na Codhab, 1º andar, onde estará presente uma equipe formada por funcionários da Sedhab e Codhab que analisará a documentação para verificar se está completa e lacrará envelope. O cadastro encerra-se com a liberação da senha eletrônica aos prepostos, pessoas cadastradas pelas entidades e que serão responsáveis por inserir os dados socioeconômicos dos beneficiários, após análise da documentação pela comissão de credenciamento.