Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/05/14 às 17h17 - Atualizado em 3/01/19 às 15h15

História de fé por Brasília

COMPARTILHAR

O pioneiro e morador do Paranoá, Ataíde Pereira das Neves (74), chegou à cidade em 1958. Natural de Recife, ele só veio conhecer a cidade, mas ficou para trabalhar. Seu Ataíde ajudou a construir a Barragem do Paranoá e acompanhou de perto a construção da igreja São Geraldo, um pedido feito por ele ao engenheiro chefe da obra.

Muito católico, o pernambucano sentiu que os operários precisavam de um lugar para rezar. Emocionado, ele fez um resgate da história. ”Fui até o escritório do Dr. Geraldo, mineiro e engenheiro chefe, e disse que precisávamos de uma igreja. Ele falou: agora mesmo”, conta. Segundo ele, Logo após o pedido, o engenheiro apontou o local onde foi erguido o prédio. Ataíde relembra que todos aplaudiram o engenheiro e logo os operários começaram a construir a igreja.

A restauração da igreja também fez com que o pernambucano lembrasse a tranquilidade daquela época. “Lembrode muita história gostosa. Eu tinha um sítio aqui. Deixei muita mangueira plantada. Era a coisa mais linda do mundo, sem briga, sem confusão”. Foi na Paróquia que Ataíde batizou os seis filhos. Hoje, já viúvo, ele procura um novo amor e avisa que o casamento tem lugar reservado. “Quero arrumar uma companheira, aqui em Brasília, e me casar na igreja São Geraldo. Vou me casar, se Deus quiser”, planeja o pioneiro.