Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/11/15 às 10h55 - Atualizado em 3/01/19 às 16h34

José Viegas destaca a importância da tecnologia aliada a mobilidade

COMPARTILHAR

Secretário-geral do Fórum Internacional de Transportes da OCDE fez palestra na Segeth nessa segunda (16)

Nesta segunda-feira (16), a Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth) recebeu o secretário-geral do Fórum Internacional de Transportes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o pesquisador português José Viegas.Em sua palestra, ele ressaltou a importância da aliança entre tecnologia e tráfego e acrescentou que a questão da mobilidade urbana é problema global, que não se resolve apenas com investimentos em infraestrutura. “O objetivo da mobilidade não é ganhar tempo, e sim garantir o acesso a todos”, declarou.

Viegas expôs uma simulação de transporte aplicada à cidade de Lisboa. No processo, o transporte motorizado é substituído por soluções como táxis compartilhados ou mini-ônibus, com capacidade para até oito lugares. Em todas as hipóteses desenvolvidas, chegou-se a condições em que há grande redução na emissão de gases dos efeitos estufa, na redução do tráfego e no aumento do espaço público.

“Estamos vivendo um novo paradigma para muitos serviços, na questão do transporte não é diferente. A tecnologia veio para complementar a forma de se locomover. Não é possível ignorar isso”, explicou Viegas.

Para o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade, a ideia do encontro é abrir as fronteiras da gestão do espaço urbano dando ênfase aos meios de transporte de massa. “A tecnologia da mobilidade urbana é uma grande aliada para a gestão da cidade. Exemplos do que acontecem no mundo e novos projetos são a base para se pensar nesta política”, disse Thiago.

Currículo

Desde 2012, José Viegas ocupa o cargo de secretário-geral do International Transport Forum (ITF) na OCDE. Viegas teve uma renomada carreira acadêmica e no setor privado antes de ingressar no ITF. Professor titular de Transportes da Universidade Técnica de Lisboa, ele atuou como Diretor da área de foco da MIT-Portugal Sistemas de Transportes. Como presidente da empresa de consultoria Transportes, Inovação e Sistemas (TIS.pt), o especialista aconselhou governos e instituições internacionais em projetos e políticas em transportes.

Mais informações

Facebook: sec.territorioehabitacaodf

Twitter: @Habitacao_DF

Youtube: Segeth Ascom

Web: www.segeth.df.gov.br

 

Leia também...