Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/09/13 às 17h18 - Atualizado em 3/01/19 às 14h27

Sedhab destinou recursos do Fundurb para reformar o Cine Brasília

O Cine Brasília reabre nesta quarta-feira (11/09), após a sua restauração. O Fundo de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal (Fundurb), vinculado à Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab), destinou R$ 3 milhões para a reforma do local, que passará por evento teste antes da reinauguração.

O Fundurb tem como finalidade captar e destinar recursos para viabilizar programas e projetos voltados ao desenvolvimento urbano e institucional no DF e para preservação do patrimônio existente na área de tombamento de Brasília. “A Sedhab não mediu esforços para contribuir com a reforma do Cine Brasília, esse importante espaço para cultura do DF e para o cinema brasileiro”, destaca o secretário de Habitação, Geraldo Magela.

A reforma do Cine Brasília, que compõe o conjunto urbanístico tombado de Brasília, começou em 2011. Foram realizados serviços como impermeabilização, instalação de para-raios, troca das instalações elétricas, hidráulicas, mecânicas e de todo o sistema de ar-condicionado.

O espaço ganhou rampas de acesso, poltronas para obesos, lugares para cadeirantes e piso tátil para atender às exigências da Lei de Acessibilidade. É a segunda reforma do Cine Brasília. A primeira intervenção ocorreu na década de 70.

Reabertura – A Mostra Cinematográfica do II Festival do Fundo de Apoio à Cultura (FESTFAC), que acontece até domingo (15), servirá como teste para o 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, programado para a segunda quinzena de setembro.

As exibições, dos 10 filmes financiados pelo FAC, ocorrerão em sessão dupla, sempre às 19h e 20h, com convites gratuitos que podem ser retirados na bilheteria do Cine Brasília com uma hora de antecedência da sessão.

O premiado curta-metragem de ficção “Procura-se”, do diretor Iberê Carvalho, que abre a mostra, na quarta-feira (11), recebeu o prêmio de Melhor Filme Júri Infantil do Festival Prix-Jeunesse Iberoamericano, em 2011.

Na mesma noite, às 20 horas, o público poderá conferir o longa “Louco por cinema”, de André Luiz Oliveira, vencedor do Festival de Brasília em 1994, premiado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Diretor, Melhor Canção (Cláudio Vinícius) e Prêmio da Crítica.

O festival reúne também as produções “A arte de andar pelas ruas de Brasília”, da diretora Rafaela Camelo, o documentário “Rock Brasília”, de Vladimir Carvalho, “Bem Vigiado” e “Ratão”, de Santiago Dellape; “Cru”, de Jimi Figueiredo, “Subterrâneos”, de José Eduardo Belmonte, e “Deus”, de André Miranda.

O longa-metragem “Faroeste Caboclo”, dirigido por Renê Sampaio, encerra a mostra no domingo (15).

Serviço:
Mostra Cinematográfica do II FESTFAC – Festival do Fundo de Apoio à Cultura / Reabertura do Cine Brasília

De: 11 a 15 de setembro de 2013

Horário: Sessões às 19h e 20h

Local: Cine Brasília

Informações: 3325 5366 / www.fac.df.gov.br

Convites são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria do Cine Brasília com uma hora de antecedência.