Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/06/13 às 20h26 - Atualizado em 3/01/19 às 11h54

MEIO AMBIENTE – GDF inaugura Centro de Práticas Sustentáveis

Nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, o Governo do Distrito Federal inaugurou o primeiro Centro de Práticas Sustentáveis do DF, localizado nos Jardins Mangueiral, em São Sebastião.

O espaço foi criado a partir da compensação ambiental da construção do setor habitacional, onde, no total, serão erguidas 8 mil moradias, das quais 3.612 já foram entregues. A ação faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida/Morar Bem, da Sedhab – Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano.

Na ocasião o governador do DF, Agnelo Queiroz, destacou que o centro revela o conceito de sustentabilidade em cada detalhe de sua construção e que foi projetado dentro dos conceitos de eco-construção, eco-gestão, conforto e saúde, além de está certificado com selo AQUA – que garante a qualidade ambiental do empreendimento.

“O objetivo é transformar Brasília em uma cidade sustentável. E o centro fará a diferença como instrumento de qualidade de vida e de desenvolvimento econômico. Não tenho dúvida que faremos uma mudança grande em nossa cidade com a bandeira do meio ambiente”, declarou o governador.

A partir da inauguração, o Centro passa a ser administrado pelo IBRAM/SEMARH e irá fomentar o empreendedorismo na área ambiental. A ideia é viabilizar parcerias com universidades, institutos de pesquisa, ONG’s, conselhos profissionais, entre outras entidades interessadas no conceito: aprender, ensinar e fazer ambientalmente correto.

Também participaram da inauguração o Secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela; o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Eduardo Brandão; e o presidente do IBRAM, Nilton Reis; entre outras autoridades.