O Boletim Imobiliário, instrumento criado pela Sedhab para acompanhar a situação do mercado imobiliário do DF, divulga a sua 7ª edição, referente aos meses de janeiro e fevereiro de 2013. A partir dessa edição, o Boletim produzido bimestralmente pelo Núcleo de Monitoramento da Dinâmica Imobiliária da Gerência de Monitoramento Territorial da Subsecretaria de Planejamento – Suplan, passa a ser distribuído para outros órgãos do GDF.
A iniciativa de ampliar a distribuição deve-se a importância das informações contidas no Boletim Imobiliário. Elas também podem ser interessantes para órgãos públicos que elaboram e aplicam políticas públicas territoriais, bem como para entidades da sociedade civil que precisem ter informações da dinâmica imobiliária nas suas áreas de atuação.
Lançado em 2011, o Boletim Imobiliário monitora as vendas e compras de imóveis construídos no Plano Piloto e nas outras cidades do DF. O objetivo da Sedhab é acompanhar essa dinâmica com a intenção de relacionar a movimentação do mercado com as políticas de desenvolvimento urbano, habitacional e de regularização fundiária do DF.
O indicador utilizado pelo Observatório é FipeZAP. Ele consiste no levantamento de dados feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe – que por sua vez adota como fonte de informação os anúncios dos imóveis publicados na página da internet do ZAP Imóveis, portal de classificados imobiliários. O portal serve como referência para a Sedhab.
O Boletim Imobiliário compila as informações desses anúncios, de notícias publicadas na imprensa e também de observações de campo. Oportunamente, a Sedhab pretende contratar uma pesquisa de mercado imobiliário relacionada a políticas urbanas visando aprimorar o trabalho desenvolvido e implantar o Observatório Imobiliário.
Situação do Distrito Federal – Até agosto de 2012, Brasília detinha o posto de cidade com o mais elevado preço médio anunciado de metro quadrado dentre as cidades pesquisadas. Em setembro de 2012, o Rio de Janeiro ultrapassou Brasília nesse ranking. Entretanto, com a ampliação do Índice FipeZAP para dezesseis cidades em fevereiro de 2013, Brasília manteve a segunda posição.
O preço médio do metro quadrado anunciado no DF para os meses de janeiro e fevereiro deste ano é de R$ 8.167,07.
Mais informações na Gerência de Monitoramento Territorial da Subsecretaria de Planejamento – Suplan pelo telefone: 3214-4110