Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/03/11 às 3h00 - Atualizado em 4/01/19 às 10h12

MOBILIDADE URBANA — Sistema Fibra apresenta estudo para o setor viário do DF

A implantação de programas de mobilidade urbana como fator de desenvolvimento econômico, urbano e regional para o Distrito Federal é o foco do estudo Distrito Federal- Ações Estruturantes produzido pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon-DF) e a Associação Brasiliense de Construtores(Asbraco) apresentado ao governador Agnelo Queiroz nesta quarta-feira(23) em café da manhã realizado na Fibra. Também estiveram presentes o vice-governador, Tadeu Filippelli, o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Geraldo Magela, e demais representantes do governo e setor produtivo.

O estudo, sistematizado em uma publicação, contém projetos de diversas Secretarias de Estado do Distrito Federal como diretrizes para o desenvolvimento da dinâmica da mobilidade urbana no DF de forma integrada visando a Copa do Mundo de 2014, além do legado que será deixado à população do DF e entorno.

Entre os assuntos levantados estava o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). Segundo a publicação, o Plano Diretor já prevê as diretrizes para ocupação territorial. Cabe agora trabalhar o sistema viário bem estruturado para a região central e para a área periférica. O projeto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sedhab) referente à construção da Galeria Central e Via Fácil foi elogiado. A obra permite a ligação sem obstáculos desde a área comercial, próximo ao Pátio Brasil Shopping, até a estação do metrô da Galeria dos Estados com calçadas de cinco a seis metros de largura e piso tátil, além de interligar a estação do metrô ao Conic- local de grande fluxo de pedestres, proporcionando mobilidade e acessibilidade aos pedestres. Outros projetos citados foram a revitalização da via W3 e do parque Burle Marx.

Assessoria de Comunicação da Sedhab