Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
24/05/23 às 9h05 - Atualizado em 27/05/23 às 14h50

Mora em Vicente Pires? Venha para a oficina participativa do PDOT

 

Região administrativa recebe neste sábado (27) o primeiro evento público para discutir o futuro da cidade

 

RAQUEL FERNANDES

 

Moradores de Vicente Pires e demais regiões administrativas (RAs) do Distrito Federal poderão participar da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) e contribuir com o planejamento do futuro da cidade. A região será a primeira a receber as oficinas participativas organizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), neste sábado (27), no Colégio Liceu (Rua 6, Chácara 253).

 

O objetivo é debater temas importantes para o desenvolvimento urbano da cidade, como regularização fundiária, meio ambiente e transporte público. Nas oficinas, os moradores podem trazer problemas e apontar os potenciais de onde moram.

 

Na oficina, moradores podem apontar os potenciais de Vicente Pires

Com base na contribuição deles, o planejamento territorial será revisado, levando em conta aspectos como sustentabilidade, inclusão social, oferta de lazer, serviços públicos e moradia para a população. O Plano Diretor visa não só organizar a cidade, bem como, promover bem-estar aos moradores.

 

“O PDOT é muito importante, porque é a norma responsável por definir a organização do território do DF. É no PDOT que são definidas as áreas de oferta habitacional, de preservação ambiental, de regularização, áreas prioritárias para certos tipos de investimento, além das áreas urbanas e rurais”, afirma o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mario Pacheco.

 

Como o Plano Diretor possibilita que as demandas da população local sejam atendidas, a participação popular é de grande relevância. “O PDOT traduz muitas das demandas da população em lei. Por isso, a participação no momento de revisão dessa lei é necessária para que alterações mais efetivas sejam feitas na organização do território”, explica o coordenador.

 

Mobilização

 

O presidente da Associação de Moradores de Vicente Pires e Região (AMOVIPE), Gilberto Camargos, aponta que a região administrativa conta com desafios como: construções desordenadas, irregulares e fora dos padrões; parcelamento de áreas protegidas; falta de acessibilidade e venda de áreas de equipamentos públicos.

 

Gilberto Campos convocou todos a participarem da oficina

Na visão dele, os moradores devem assumir o protagonismo da revisão do Plano Diretor uma vez que eles são quem melhor conhecem a cidade. “Então, quando a população participa, ela mostra para o governo o que precisa ser feito”, explica Gilberto.

 

Por isso, ele considera a mobilização popular de grande importância para a qualidade de vida dos moradores. “Convoco todos os moradores e empresários de Vicente Pires para participarem, aprenderem e trazerem contribuições para a composição do Plano Diretor de Ordenamento Territorial para os próximos 10 anos. A população tem voz e pode resolver os problemas da cidade”, convida o presidente.

 

Quem pode participar?

 

Moradores do Distrito Federal interessados em discutir o planejamento urbano e o futuro da cidade, de diferentes faixas etárias, gêneros e níveis socioeconômicos, podem participar das oficinas de todas as regiões administrativas. Para participar, basta comparecer à reunião na data e horário marcados. A oficina também será transmitida no canal da secretaria no Youtube, chamado Conexão Seduh.

 

Ao todo, são 53 oficinas participativas previstas com a população do Distrito Federal para discutir a revisão do PDOT. Confira o calendário completo.

 

Dinâmica

 

As oficinas participativas serão conduzidas ao longo deste ano por pelo menos 15 técnicos da área de planejamento da Seduh, além de técnicos de outros setores da pasta. A dinâmica inclui momentos expositivos e dedicados para a população fazer suas contribuições.

 

Os participantes serão divididos em grupos para debater temas diferentes. Há possibilidade de participar de mais de um grupo de discussão, caso a pessoa queira fazer sugestões sobre mais de um tema abordado.

 

Haverá também o registro de falas e percepções, debates em cada grupo, exposição dos principais temas discutidos em grupo e a construção de um relatório final da reunião que será divulgado posteriormente. Fôlderes e cartilhas impressas serão distribuídas durante a oficina, explicando sobre o processo.

 

Mais informações podem ser acessadas no site www.pdot.seduh.df.gov.br.

 

Serviço

 

Oficinas participativas sobre o PDOT
Data: sábado (27)
Horário: a partir das 9h
Local: Colégio Liceu, na Rua 6, Chácara 253, Vicente Pires
Linhas de ônibus que passam pelo colégio: 0.946, 0.956, 0.957, 355.2, 355.3, 0.043, 372.9

Acesso virtual: pelo Youtube no Conexão Seduh

 

 

Acompanhe a Seduh nas redes sociais:
@SeduhDF
@SeduhDF
@SeduhDF
seduhdf.comunicacao@gmail.com