Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/12/13 às 20h12 - Atualizado em 3/01/19 às 14h58

Morar Bem: Codhab descredencia mais de 60 cooperativas por irregularidades

Sessenta e três cooperativas habitacionais foram descredenciadas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional, Codhab, do Morar Bem, programa habitacional do GDF. Elas foram denunciadas ou pela imprensa ou pelos próprios cooperativados por cometerem irregularidades. Em quase todos os casos, o motivo é essas cooperativas não foram encontradas nos endereços que constavam no cadastro da Codhab.

Após receber as denúncias, a Companhia enviou cartas a essas cooperativas pedindo explicações e dando um prazo de dez dias para elas se explicarem. Como as cooperativas não responderam, a única opção foi o descredenciamento.

Em outros três casos, as entidades foram eliminadas do cadastro da Codhab porque cobraram das pessoas a emissão da carta de anuência, documento que comprova a ligação do cooperativado com a entidade. Pela lei, essa carta não pode ser cobrada. O cooperativado só deve pagar as taxas previstas para a manutenção da cooperativa.

A Codhab estuda uma solução para que as pessoas cadastradas nessas cooperativas não sejam prejudicadas. A tendência é que elas continuem no Programa Morar Bem passando a fazer parte da lista das pessoas inscritas individualmente.