Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/05/16 às 13h46 - Atualizado em 4/01/19 às 9h45

Música e gastronomia ocupam o Setor Comercial Sul

Nesta Quinta Cultural haverá música e food trucks

Canções autorais vão tomar as ruas do Setor Comercial Sul novamente nesta semana. No Quinta Cultural, no dia 12, Alberto Salgado e o grupo Insolúveis cantam os trabalhos em MPB e soul music, a partir das 17 horas, no evento promovido pela Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. Ambas as atividades fazem parte do Centro Legal, conjunto de ações de revitalização da área.

Alberto Salgado, de 36 anos, canta as músicas do álbum Além do Quintal e do trabalho ainda em fase de produção, Cabaça D’Água. Instrumentista e compositor autodidata, Salgado iniciou a carreira por meio da capoeira. “Aprendi a tocar berimbau, pandeiro, atabaque. Passei para o cavaquinho e o violão. Então, ingressei em uma orquestra de violões e comecei a estudar teoria musical”, conta. Salgado mescla a música africana à clássica. A oportunidade de cantar no Setor Comercial Sul é uma forma de dar nova vida a ele. “Todo lugar que fica parado, sem cultura, fica suscetível à violência. A iniciativa é muito boa”, afirma.

Criar uma nova concepção para a área também é celebrada pelos integrantes do Insolúveis, que também se apresentará no Quinta Cultural. “O projeto tira o Setor Comercial Sul da marginalização e o valoriza com música autoral”, afirma o cantor da banda, Pedro Lima, de 31 anos. O repertório abrange canções com um estilo R&B. “Com letras profundas, intimistas, poesia espiritual, sem estar ligada a nenhuma religião”, descreve.

Inscrições

Artistas interessados em participar do Quinta Cultural devem procurar a Coordenação de Empreendedorismo, da Secretaria-Adjunta do Trabalho, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. Quem quiser se apresentar pelo projeto deve apresentar material em áudio ou em vídeo. O telefone para mais detalhes é o (61) 3255-3741.

Centro Legal

As atividades culturais integram o Centro Legal, ação promovida pelo governo de Brasília para revitalizar a área central do Plano Piloto com iniciativas conjuntas e permanentes. Os trabalhos começaram em dezembro de 2015, na Rodoviária do Plano Piloto, com medidas para coibir o transporte irregular de passageiros e o comércio informal nas redondezas do terminal.

A partir de janeiro, as melhorias continuaram pelo Setor Comercial Sul, com pintura de meios-fios, poda de árvores e limpeza de bocas de lobo. Além disso, a Companhia Energética de Brasília (CEB) fez a troca da iluminação pública das Quadras 2 a 6 para reforçar a segurança.

Fonte: Agência Brasília

Siga nossas redes

Facebook: sec.territorioehabitacaodf

Twitter: @Habitacao_DF

Youtube: Segeth Ascom

Web: www.segeth.df.gov.br