Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/10/15 às 16h39 - Atualizado em 3/01/19 às 16h35

Mutirão social para moradores do Sol Nascente

COMPARTILHAR

Projeto é uma parceria Codhab, Ibram e Novacap

 

 

No sábado (24), aconteceu o primeiro mutirão do projeto Se Essa Rua Fosse Minha, na quadra 400, do Sol Nascente, em Ceilândia (DF). A ação contou com a presença dos moradores do local, do presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (CODHAB-DF), Gilson Paranhos, da equipe de assistência técnica, além do gerente de educação ambiental do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Luís Felipe.

O projeto, que tem o objetivo de revitalizar as ruas e conscientizar a população quanto a questão ambiental, iniciou-se com uma palestra sobre como os moradores poderiam melhorar o ambiente em que vivem. O uso de plantas nos muros, preservação de árvores nos quintais e cuidado com o lixo nas ruas foram algumas das sugestões apresentadas.

O gerente ambiental falou da importância desse tipo de trabalho: “Ações como essas são necessárias porque precisamos que as pessoas tenham tenham mais iniciativa. Acho um projeto bastante promissor”. Os moradores concordaram. Marilene Ferreira, moradora há mais de 11 anos do Sol Nascente, acredita que os moradores serão beneficiados ao receber mais informações. E que todos devem cuidar do lugar onde moram.

Após a palestra, deu-se início a revitalização das fachadas. Os moradores escolhiam as cores, e juntamente com a equipe da CODHAB faziam a pintura dos muros. Com um total de sete casas restauradas, a aprovação da população foi imediata. Maria Rosilda, que teve a fachada da casa pintada de verde, afirma que nunca haviam feito nada pelo local e ficou bem satisfeita. “Achei ótimo! Queria pintar a casa toda com essa cor linda”, conta.

O presidente Gilson Paranhos fez questão de ajudar nas pinturas e ouvir a opinião dos moradores. “Estou achando fantástica a experiência. Todo trabalho é importante, e aqui está só no começo”, disse o dirigente. Ele ainda explicou que é fundamental o trabalho do governo junto à comunidade para que se crie uma ideia de Estado.

O projeto

Idealizado com foco na melhoria da qualidade de vida da população e do espaço público, o projeto é uma parceria da CODHAB junto ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). A proposta é revitalizar as ruas da cidade e proporcionar uma nova relação dos moradores com o local onde vivem, qualificando o ambiente público por meio da execução de paisagismo e melhoria das fachadas com a participação dos moradores.

Inicialmente, a meta é realizar o trabalho em 32 casas no conjunto habitacional, mas o projeto seguirá por todo o Sol Nascente. Para participar, os moradores devem assinar um termo de adesão e optar pela revitalização com o jardim vertical com trepadeiras no muro ou com a pintura na fachada da casa.

Veja a galeria de fotos em nossa página: https://www.facebook.com/CODHABDF

Fonte: Ascom Codhab

Mais informações

Facebook: sec.territorioehabitacaodf

Twitter: @Habitacao_DF

Youtube: Segeth Ascom

Web: www.segeth.df.gov.br