Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/04/13 às 20h14 - Atualizado em 3/01/19 às 11h44

ONU-Habitat — Sedhab participa de encontro no Quênia

COMPARTILHAR

Com o tema Desenvolvimento Urbano Sustentável – o papel das cidades na criação de oportunidades econômicas para todos, com especial referência à juventude e gênero, aconteceu, entre os dias 15 e 19 de abril, a 24ª Sessão do Conselho de Administração da ONU-Habitat, em Nairóbi, no Quênia. O encontro contou com a participação de Brasília, por meio da Sedhab – Secretaria da Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, representada pelo subsecretário de Regularização, Chico Floresta, e pelo diretor de Articulação Interinstitucional, Petras Zumpano.

O encontro, que reuniu diversos países do mundo, possibilitou a análise, pelos representantes do Governo do Distrito Federal, em criar oportunidades de cooperação técnica internacioanal.  Além disso, a Sedhab participou de reuniões sobre regularização, sustentabilidade, estratégia global de habitação da ONU-Habitat, além do workshop referente ao Programa Participativo de Revitalização de Favelas (PSUP), que estabelece diretrizes de como planejar uma cidade com foco na segurança.

“Atualmente, os países que fazem parte do projeto são da África, Ásia e Pacífico. Porém, houve interesse, por parte dos facilitadores, em manter diálogo para avaliar a possibilidade de envolver o Brasil e outros países da América Latina”, afirmou o diretor Petras Zumpano.

Além dessas atividades, eles participaram de uma reunião sobre o Reajuste Fundiário Inclusivo e Participativo (PILaR), um programa da ONU-Habitat que possibilita a alteração da conformação de determinada área para garantir equipamentos públicos.

Os programas coordenados pela Sedhab, como o Morar Bem e o Regularizou, é Seu! foram mencionados  por Chico Floresta e Petras, em conversa com o coordenador de Habitação e Revitalização de Favela da ONU-Habiat, Mohamed El Sioufi. Para Petras, ficou claro que o Brasil já é um dos líderes em termos de políticas públicas mais inovadoras. Segundo ele, o país é citado como referência, por meio do Programa do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida – que tem transformado o sonho da casa própria em realidade para muitas famílias brasileiras.

De acordo com o subsecretário de Regularização, Chico Floresta, o encontro permitiu contatos com os principais executivos do Habitat, o que pode possibilitar uma aliança com a ONU, no intuito de ajudar o Distrito Federal a superar alguns obstáculos nessa área. “É uma legitimação para os nossos projetos. Vai trazer a experiência internacional da ONU, em uma conjunção de esforços nossos”, destacou.

Saiba mais informações pelo site da ONU-Habitat.