Governo do Distrito Federal
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16/03/15 às 18h19 - Atualizado em 3/01/19 às 16h18

Ouvidoria da Segeth atende a comunidade

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Hoje, 16 de março, comemora-se o Dia do Ouvidor. A Segeth dispõe de uma Ouvidoria voltada para o atendimento à população

A Ouvidoria tem um papel importante dentro de qualquer organização. A seção é responsável por colocar em prática a transparência e auxiliar no atendimento ao público. Dentro de uma organização pública o papel do ouvidor é ser a ponte entre a população e a instituição.

Por isso, a Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth) dispõe de uma ouvidoria voltada para o atendimento ao público. “Todos podem tirar sua dúvidas e fazer os seus questionamentos junto à Ouvidoria. O nosso trabalho é deixar transparente todos os processos. Não existe ponderação sem resposta”, lembra o Chefe da Ouvidoria da Segeth, Mauro Ribeiro. A Ouvidoria da Segeth também é responsável pelas demandas da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab).

Além disso, o papel do ouvidor é garantir e dar voz, tanto interna quanto externamente, ao cidadão e ao servidor. “Cada manifestação é importante ferramenta de gestão, um recurso precioso para um serviço de excelência. O ouvidor dimensiona cada demanda de forma a garantir o exercício da cidadania e, com isso, garantir um estado democrático”, explica Mauro Ribeiro.

A Ouvidoria da Segeth recebe desde questionamentos relacionados a processos e tramites legais, como denúncias, sugestões, dúvidas, entre outros assuntos que podem ser solucionados pela divisão. Cerca de 90% dos atendimentos presencias da Ouvidoria da Segeth estão relacionados aos programas habitacionais da Codhab. Os principais temas abordados pelos cidadãos que se dirigem à Ouvidoria da Segeth estão relacionados à Central de Aprovação de Projetos, à Subsecretaria de Ordenamento das Cidades – feirantes, ambulantes e a questões de habitação.

Caso tenha alguma ponderação em relação à Secretaria, o cidadão pode entrar em contato pela central 162, ou registrar sua demanda no Sistema de ouvidoria do DF .

De janeiro de 2015 até hoje foram recebidas mais de 500 demandas na ouvidoria. Uma média diária de 10 atendimentos – online e presencial.