Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/05/14 às 17h51 - Atualizado em 3/01/19 às 15h15

Paranoá recebe igreja restaurada com recursos do Fundurb

COMPARTILHAR

Os moradores do Paranoá terão de volta, no próximo sábado (10), a igreja São Geraldo, que foi fundada em 1966. Tombado em 1993, o prédio foi demolido em 2005, devido ao estado de degradação. Para a reconstrução, a Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, a Sedhab, destinou, por meio do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal (Fundurb), R$ 283 mil. A ação faz parte do GDF Junto de Você.

“Quando o assunto é conservar o patrimônio histórico e cultural do DF, a Sedhab não mede esforços”, destacou a secretária de Habitação do DF, Jane Diehl.

Do prédio original da igreja, restava apenas a escadaria de concreto armado que dá acesso à entrada principal. Em quatro meses, o templo, todo em madeira ipê, ganhou telhas de zinco, com isolamento acústico e térmico, e piso de cimento queimado vermelhão, seguindo o padrão original. Na parte superior da porta de entrada foi pendurada a cruz antiga, que passou por restauração.

O templo, mais um patrimônio histórico e cultural do DF, foi construído para atender os operários que trabalharam na construção da Barragem do Lago Paranoá. A igreja fica no Parque Vivencial da cidade.

Outras igrejas também foram restauradas com recursos do Fundurb. A primeira a ficar pronta foi a São Sebastião, em Planaltina, em outubro do ano passado. No dia 1º de maio, o GDF entregou a segunda igreja, a São José Operário, na Candangolândia.

Saiba mais – O Fundurb tem como finalidade captar e destinar recursos para viabilizar programas e projetos voltados ao desenvolvimento urbano e institucional no DF e para a preservação do patrimônio existente na área de tombamento de Brasília.

Serviço:
O quê? Entrega das obras de restauração da igreja São Geraldo, no Paranoá.
Quando? 10 de maio de 2014, às 14h
Onde? Parque Vivencial do Paranoá