Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/03/11 às 3h00 - Atualizado em 2/01/19 às 14h17

PARCERIA — Sedhab promove reunião com administradores regionais

COMPARTILHAR

Com o intuito de demonstrar que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sedhab) está aberta ao diálogo para receber as demandas da sociedade, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Geraldo Magela, e o secretário-adjunto, Rafael Oliveira, reuniram-se, nesta segunda-feira (28), com os administradores regionais de Brasília.

Na reunião, organizada pela Sedhab, foram abordados cinco pontos principais: a atualização do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), regularização fundiária, projetos de interesse das RAs, política habitacional e o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB).

O coordenador das Cidades Francisco Machado elogiou a iniciativa da secretaria e afirmou que: “este encontro é importante e fundamental para o desenvolvimento do Distrito Federal — uma parceria para a busca de soluções para as Regiões Administrativas.”

Sobre o PDOT, o secretário Magela enfatizou que cada administrador deve olhar o Plano Diretor segundo as prioridades de sua administração. De acordo com o secretário, todas as demandas serão analisadas, cabendo ao governador Agnelo Queiroz a decisão final. Para contribuir com a atualização do PDOT, as administrações poderão registrar suas sugestões em formulário disponível no site da secretaria (www.sedhab.df.gov.br). Toda a sociedade também está convidada a participar.

Ainda em torno do Plano Diretor, o secretário de Habitação enfatizou que em todas as regiões administrativas poderão existir projetos habitacionais. E aproveitou para anunciar que em abril serão divulgadas áreas em que poderão ser implantados projetos habitacionais, enfatizando que a prioridade será o adensamento vertical e não a construção de novas cidades. A intenção é que o governo se antecipe à ação de grileiros e financie habitação digna para a população brasiliense. Para tanto, Magela destacou o papel dos administradores. “A participação de vocês na fiscalização das ocupações irregulares é fundamental. Esta é uma ação de governo. Todos os órgãos devem participar”.

Participaram da reunião, além do secretário e o adjunto, a diretora executiva do Grupar, Ralcilene Santiago, o presidente da Codhab, Edson Monteiro e a equipe técnica de regularização fundiária, planejamento urbano e habitação da Sedhab.

PPCUB — A 1ª audiência pública referente ao Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), que acontece no dia 26 de março, foi enfatizada durante a reunião. Todos foram convidados a participar do projeto que deixará claro as regras de ocupação do solo de todo o conjunto tombado – Plano Piloto, Candangolândia, Cruzeiro e Sudoeste/Áreas Octogonais.

Assessoria de Comunicação da Sedhab