Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/06/13 às 20h21 - Atualizado em 3/01/19 às 11h54

Patrimônio Histórico: Igreja do Paranoá será reconstruída

COMPARTILHAR

A Igreja de São Geraldo, no Paranoá, vai ser reconstruída com recursos do Governo do Distrito Federal.  Portaria publicada hoje no Diário Oficial do DF libera cerca de R$ 283 mil do Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb) para erguer novamente a igreja, que pertence ao Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural. O dinheiro será repassado à Secretaria de Cultura, que vai gerenciar a obra. A portaria é assinada pelos Secretários de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela, e Cultura, Hamilton Pereira da Silva.

A licitação será homologada até o dia 30 de junho. A partir daí, a empresa vencedora da disputa deverá concluir a obra em 120 dias. Para colocar outra vez de pé o templo, será usada a planta original da Igreja, construída quase toda em madeira em 1957 para atender os engenheiros e os operários que trabalhavam na construção da Barragem do Paranoá.

Ainda não está decidido como a Igreja, que terá 80 mts², vai ser usada depois que ficar pronta. Mesmo sendo um templo religioso, existe a intenção de que ela sirva como Museu da História do Paranoá. “O tombamento não legisla sobre uso. Nós vamos aprofundar essa discussão durante as obras”, informou o subsecretário do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, José Delvinei.

A Igreja São Geraldo funcionou até 1989. Vítima de depredação e abandono, a construção veio abaixo no meio da década passada. Da construção original restou apenas a escadaria de cimento e pedra que levava ao interior do templo.

Leia também...