11/10/16 às 11h42 - Atualizado em 4/01/19 às 9h19

Pequenos negócios no Setor Central do Gama próximos da regularização

Medida facilita organização da área

Os pequenos estabelecimentos informais do Setor Central do Gama estão mais perto da regularização, com a publicação, nessa quarta-feira (5), no Diário Oficial do Distrito Federal, do Plano de Ocupação de Quiosques e Trailers do local. O documento detalha a localização exata, o tipo de atividade e a área em metros quadrados permitida para cada empreendimento.

O plano está previsto na Lei nº 4.257, de 2008. A seguir, será elaborado outro projeto para organizar os demais negócios da região. Segundo o diretor de Obras da Administração Regional do Gama, Alexandre Sá Albuquerque, o bairro foi escolhido por concentrar mais quiosques e os mobiliários mais desordenados. “Nós tínhamos um problema de fiscalização, de controle e de organização, o que a medida vai corrigir.”

Para a conclusão do documento, aprovado pela Secretaria de Gestão do Território e Habitação, a administração regional fez o levantamento inicial para apurar a situação dos 36 quiosques existentes no setor. O número de estabelecimentos será ampliado para 47, e algumas estruturas precisarão ser deslocadas por ocuparem áreas destinadas a unidades habitacionais de programas sociais do governo.

Agefis vai conferir posteriormente quem está regular

Concluído o levantamento, o governo vai checar a situação cadastral de cada ocupante. Posteriormente, a Agência de Fiscalização (Agefis) conferirá quem está adimplente ou não. Quem estiver em dia continuará no espaço, e as unidades restantes serão licitadas.

O mapeamento do setor permite a localização de cada negócio por meio de coordenadas geográficas, o que facilitará eventuais revisões e adaptações. Com ele, a disposição de quiosques e trailers ocorre de forma planejada, respeitando informações básicas de acessibilidade, trânsito e paisagem urbana, por exemplo.

Em Brasília, já há esse tipo de planejamento em Águas Claras, no Setor Comercial Sul, em Brazlândia, na Octogonal, no Sudoeste e no Setor Complementar de Indústria e Abastecimento, que inclui a Cidade do Automóvel e a Estrutural. O último modelo foi aprovado em 2015.

Fonte: Agência Brasília

Facebook: sec.territoriohabitacaodf