Evento será na próxima quinta-feira (17), a partir das 19h, na sede da Seduh
LEANDRO CIPRIANO
Quer construir um Distrito Federal mais inclusivo para as pessoas com deficiência (PcD)? Se a resposta for sim, então venha debater o tema na 22ª oficina participativa da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), lei que guiará o desenvolvimento do DF nos próximos 10 anos.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) convida toda a população a discutir o assunto na próxima quinta-feira (17), às 19h, na sede da pasta, localizada no Edifício Number One, no Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 1, 18º andar. O objetivo é ouvir as sugestões da sociedade na revisão do planejamento territorial, para criar um Plano Diretor que torne o DF mais acessível, acolhedor e integrado para todos.
Oficina vai discutir sobre pessoas com deficiência
“Quando trazemos a discussão das pessoas com deficiência para a revisão do PDOT, trazemos princípios que devemos considerar para a construção da cidade, que não restrinjam a locomoção, a vivência e o uso dos espaços por essas pessoas”, explicou o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana, Mário Pacheco. “O PDOT trará diretrizes gerais que contribuirão para a qualidade de vida da população PcD, como a distribuição justa de equipamentos públicos que são de suporte à vida, a exemplo dos de saúde e lazer”, ressaltou.
Para Eduardo Moreira, que é PcD e presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB-DF) subseção de Taguatinga, a oficina do Plano Diretor é uma oportunidade de o governo ouvir a população.
“Convido todas as pessoas com deficiência do DF a comparecerem à oficina, que está aberta para escutar as demandas de todos que se importam com a causa das PcD. Queremos excelentes calçadas, banheiros acessíveis, elevadores nas estações de metrô e espaços compartilhados nas vias. É o momento para mostrarmos como Brasília poderá incluir as pessoas com todas as deficiências e suas famílias”, comentou Moreira.
Se você tem opiniões para melhorar a inclusão das pessoas com deficiência no planejamento territorial, contribua participando do evento. Caso não seja possível comparecer presencialmente, o evento também será transmitido no canal da secretaria no YouTube, Conexão Seduh.
Quem pode participar?
Podem participar das oficinas todos os moradores do Distrito Federal, de diferentes faixas etárias, gêneros e níveis socioeconômicos, interessados em discutir o planejamento urbano e o futuro da região. Para isso, basta comparecer nas datas e locais marcados.
No início da oficina, haverá uma explicação do que é o PDOT e uma exposição sobre o tema. Depois os participantes serão separados em grupos para discutir o assunto. Ao final, um representante de cada grupo apresentará o resumo das sugestões debatidas. As informações fornecidas serão analisadas e consideradas na produção do Plano Diretor.
Ao todo, serão 53 oficinas organizadas pela Seduh neste ano. Enquanto 18 desses eventos públicos serão voltados a segmentos da sociedade, outros 35 serão sobre cada uma das regiões administrativas (RAs) do Distrito Federal. Confira o calendário completo.
Mais informações podem ser acessadas no site www.pdot.seduh.df.gov.br.
Serviço
→ Pessoas com Deficiência
Data: 17/8 (quinta-feira)
Horário: às 19h
Local: Sede da Seduh, Edifício Number One, Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 1, 18º andar
Acesso virtual: pelo YouTube no canal Conexão Seduh
Próximas oficinas
→ 19/8, às 9h, para a região administrativa do Scia/Estrutural
→ 24/8, às 19h, para a região administrativa do Lago Sul
→ 26/8, às 9h, para a região administrativa de Samambaia
→ 29/8, às 19h, para o segmento Reforma agrária, agricultura familiar e democratização do acesso à terra
Acompanhe a Seduh nas redes sociais: |
![]() |
![]() |
![]() |
![]()
|