Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
7/04/23 às 11h04 - Atualizado em 3/05/23 às 13h52

Planaltina é a segunda RA a receber diagnóstico urbano da Seduh

 

Principais desafios da região foram pontuados no Plano de Intervenção Urbana (PIU) elaborado pela pasta 

 

LEANDRO CIPRIANO

 

Planaltina foi a segunda Região Administrativa (RA) a receber neste mês a equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) para discutir o planejamento urbano local. Em reunião na sede da Administração Regional, na quarta-feira (5), a Seduh apresentou aos participantes um diagnóstico do Plano de Intervenção Urbana (PIU) elaborado pela pasta para detectar os principais desafios encontrados em Planaltina.

 

O PIU trata de três pontos principais: a ocupação de área pública, a exemplo dos puxadinhos de comércios; o estudo de intervenção viária; e a dinamização da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos), para permitir o desenvolvimento econômico do local.

 

Equipe da Seduh apresentou diagnóstico urbano de Planaltina

Para colocar o Plano em prática, durante cinco meses a equipe técnica da Seduh fez um levantamento completo em Planaltina. Entre os principais problemas detectados, é possível destacar a falta de acessibilidade para pedestres e cadeirantes, a ocupação desordenada de calçadas e becos, cercamento de áreas públicas, estacionamentos irregulares, lotes institucionais desocupados e prédios acima da altura permitida pela Luos.

 

“Agora é a hora para estudarmos Planaltina e verificar o que é possível fazer para melhorar a cidade”, afirmou a subsecretária de Desenvolvimento das Cidades da Seduh, Andréa Moura. “Estamos avaliando o que é necessário fazer de adequação nas normas de uso e ocupação do solo para realizar ajustes na Luos, além de outras ações para resolver os problemas da RA”, ressaltou.

 

O objetivo é apresentar o diagnóstico à equipe da Administração Regional para verificar se o levantamento corresponde com as reais demandas de Planaltina, e também que eles possam complementar com suas sugestões. A expectativa é que no dia 25 de abril a Administração Regional de Planaltina entregue na sede da Seduh o diagnóstico com as suas contribuições.

 

Logo após, um questionário será feito com a população, para que os moradores apontem o que pode melhorar na RA. Depois disso, a Seduh e a Administração Regional vão elaborar uma proposta conjunta para apresentar novamente à comunidade, em audiência pública.

 

Ocupação desordenada das calçadas foi apontada pela Seduh

Para o administrador regional de Planaltina, Wesley Fonseca, a colaboração com a Seduh só tem a beneficiar a população que lida todo dia com os principais desafios da região. “Essa reunião é muito importante para consolidar nosso trabalho e oferecer à população uma Planaltina melhor, com mais planejamento urbano”, pontuou.

 

A primeira RA que recebeu a visita da equipe técnica da Seduh foi Santa Maria. Até o momento, também há estudos elaborados do Plano de Intervenção Urbana para Lago Sul, Taguatinga, Guará e SIA.

 

Acompanhe a Seduh nas redes sociais
@SeduhDF
@SeduhDF
@SeduhDF
seduhdf.comunicacao@gmail.com