Falta de acessibilidade e ocupação de áreas verdes são alguns dos desafios a serem enfrentados na região
LEANDRO CIPRIANO
O Lago Sul foi a terceira Região Administrativa (RA) a receber neste mês a visita da equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) para discutir o planejamento urbano local. Em reunião na sede da Administração Regional, nesta terça-feira (11), foi apresentado aos participantes um diagnóstico do Plano de Intervenção Urbana (PIU) elaborado pela Seduh para detectar os principais desafios encontrados na RA.
Equipe da Seduh apresentou diagnóstico urbano do Lago Sul
No caso específico do Lago Sul, o PIU abrange seis pontos principais: a ocupação de áreas públicas por lotes comerciais, a exemplo dos puxadinhos; a ocupação das áreas verdes; o estudo de intervenção viária; as áreas de parcelamento futuro; os espaços voltados às unidades de conservação; e a dinamização da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos), para permitir o desenvolvimento econômico do local.
Para colocar o Plano em prática, a equipe técnica da Seduh fez um levantamento completo em toda a região. Alguns dos principais problemas detectados foram a falta de acessibilidade com calçadas estreitas ou invadidas, além de comércios e outros serviços presentes em áreas residenciais que acabam gerando transtornos aos moradores.
“O diagnóstico mapeia todos os problemas do dia a dia, e os pontos que devemos ficar mais atentos, sejam estacionamentos irregulares ou ocupações de áreas verdes. A ideia é avaliarmos tudo e verificar quais alterações legais são possíveis”, afirmou a subsecretária de Desenvolvimento das Cidades da Seduh, Andréa Moura.
O objetivo da reunião foi apresentar o diagnóstico à equipe da Administração Regional para verificar se o levantamento corresponde com as reais demandas do Lago Sul, e também para que eles possam complementar com suas sugestões. A expectativa é que nas próximas semanas a Administração Regional entregue na sede da Seduh as suas contribuições.
Falta de acessibilidade é um dos desafios do Lago Sul
Logo após, um questionário online será apresentado à população, para que os moradores apontem o que pode melhorar na RA. Depois disso, a Seduh vai analisar as sugestões e elaborar uma proposta para apresentar novamente à comunidade.
Para o administrador regional do Lago Sul, Rubens Santoro, a colaboração com a Seduh é válida e contribuirá para auxiliar a população em suas demandas. “Essa é uma iniciativa muito boa, que precisava ser feita há mais tempo”, ponderou.
A primeira RA que recebeu a visita da equipe técnica da Seduh foi Santa Maria. Logo após, foi a vez de Planaltina. Até o momento, também há estudos elaborados do Plano de Intervenção Urbana para Taguatinga, Guará e SIA.
Acompanhe a Seduh nas redes sociais |
![]() |
![]() |
![]() |
![]()
|