18/08/17 às 14h02 - Atualizado em 4/01/19 às 8h36

Preservação em debate neste sábado

Audiência Pública debate PPCUB neste sábado

Acontece neste sábado, dia 19, a 6ª Audiência Pública do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB). A partir das 9 horas, no Museu da República, a população terá a oportunidade de discutir e deixar suas contribuições para a norma.

Critérios, Diretrizes para Salvaguarda, Divisão do Território do Conjunto Urbanístico de Brasília e Diretrizes Setoriais para Mobilidade, Habitação e Espaços Públicos serão os temas abordados no sábado. A proposta que está sendo construída e prevê a separação do CUB por territórios, cada um com valor e características próprias para a gestão da área.

O debate de sábado apresenta o resultado das 14 reuniões realizadas pela Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth) com a Câmara Técnica do PPCUB, após a 5ª Audiência Pública. Composta por técnicos do governo e representantes da sociedade civil organizada, a câmara foi instituída em 2016 como mais uma esfera de participação popular para a construção desse instrumento.

A proposta do PPCUB considera a aplicação dos instrumentos urbanísticos, edilícios e de gestão para a área tombada. Além de prever sistemas de controle, acompanhamento e avaliação do plano, conforme previsão do Plano Direto de Ordenamento Territorial (PDOT).

De acordo com o secretário de Gestão do Território e Habitação (Segeth), Thiago de Andrade, discutir os nortes gerais do plano é importante para conciliar os necessários critérios de preservação e, em alguns casos, até mesmo a revitalização de trechos que sofreram um esvaziamento do ponto de vista da ocupação.

Ainda na perspectiva de revitalização do CUB, os debates do PPCUB também estão considerando os planos, programas e projetos do Governo de Brasília para a área tombada.

A íntegra das reuniões da CT pode ser acessada por áudio, atas e documentos de apoio. Além disso, está ativo um fórum online para que a comunidade em geral possa deixar suas contribuições e impressões sobre o PPCUB. O site também traz o histórico de audiências e consultas virtuais já realizadas. Conheça essa importante ferramenta de participação popular: http://www.segeth.df.gov.br/index.php?option=com_content&;view=article&id=518

O que: Audiência Pública sobre os Critérios e Diretrizes para Salvaguarda e a Divisão do Território do Conjunto Urbanístico de Brasília, e Diretrizes Setoriais para Mobilidade, Habitação e Espaços Públicos

Data: 19 de agosto (sábado)

Inicio: 9h

Local: Auditório do Museu da República, Setor Cultural Sul, Lote 2, Próximo à Rodoviária do Plano Piloto – Zona 0.

Facebook: sec.gestaodoterritorioehabitacaodf

Leia também...